Por que Bitcoin tem valor e como o preço é determinado?

Bitcoin é útil e escasso, por isso tem um valor e um preço, determinados pela oferta e demanda.

À medida que um número crescente de pessoas ouve falar e se interessa ​​por Bitcoin – especialmente quando o preço aumenta ou sai alguma notícia negativa – geralmente nos perguntamos:

“Por que exatamente o Bitcoin tem valor?”

Muitas pessoas acham difícil entender como algo que só existe digitalmente pode ter algum valor.

Economia Básica

A resposta para esta questão é bastante simples e está na economia básica: escassez, utilidade, oferta e demanda.

Por definição, se algo é raro (escasso) e útil (utilitário) deve ter valor e exigir um preço específico, como todas as outras coisas iguais.

O ouro, por exemplo. Por que o ouro custa tanto? Simplificando, é relativamente caro porque é raro, difícil de encontrar e limitado no fornecimento (escassez). O ouro também possui alguns usos aos quais os consumidores obtêm satisfação (utilitário).

A combinação desses dois elementos cria valor pelo qual o preço é determinado com base na oferta e demanda do mercado.

 

Então, o que tudo isso tem a ver com Bitcoin?

Como o ouro, Bitcoin também é escasso: o seu abastecimento é limitado. Atualmente, há pouco mais de 16,2 milhões de Bitcoins em circulação e o máximo que existirá é limitado a 21 milhões. Este limite é bem conhecido, tornando a sua escassez transparente.

No entanto, para ter valor, Bitcoin também deve ser útil. Bitcoin cria utilidade de várias maneiras.

Como o ouro, o Bitcoin é perfeitamente fungível (um Bitcoin é semelhante ao outro), é divisível (você pode pagar alguém uma pequena fração do Bitcoin, se quiser) e facilmente verificável (através do Blockchain).

Bitcoin não é apenas escasso, também tem utilidade

Bitcoin também possui outras propriedades desejáveis. É rápido, sem fronteiras e descentralizado, com o potencial de mudar o mundo financeiro para melhor.  

Não só tem valor como sistema de pagamento, mas também como uma classe de ativos (uma loja de riqueza). Também é útil porque é construído em protocolos abertos, ou seja, qualquer um pode inovar em cima dele e tornar o sistema melhor.

Bitcoin também tem utilidade inegável mesmo quando comparado a outras criptomoedas mais recentes. Simplesmente não existe outra moeda digital tão amplamente utilizada e integrada neste momento. Através de efeitos de rede, estamos começando a ver crescimento exponencial, que cria valor à medida que mais e mais pessoas começam a usar o Bitcoin e mais comerciantes aceitam como meio de pagamento.

Hoje, já existem milhares de comerciantes em todo o mundo aceitando Bitcoin como meio de pagamento, provando assim a crescente utilidade disso.

Os telefones, por exemplo. Quando o primeiro telefone saiu, teve muito pouco valor que quase ninguém usava ainda. No entanto, à medida que mais e mais pessoas começaram a usá-lo, a utilidade cresceu exponencialmente.

O mesmo vale para o Bitcoin: quanto mais pessoas começam a usar e entendem o que é, mais útil será para todos os outros.

Como o preço do Bitcoin é determinado

O preço do Bitcoin não é o mesmo que seu valor. O preço é determinado pelo mercado em que se comercializa: por meio da oferta e da demanda. É o mesmo que o preço do seu carro usado, um pacote de maçãs no supermercado, uma onça de ouro e quase tudo o mais é determinado.

Simplificando, é a interação contínua entre compradores e vendedores negociando entre si que determina o preço específico do Bitcoin (e tudo mais).   

No entanto, ao determinar o preço, também deve considerar o valor que os compradores estão atualmente dispostos a pagar pelo valor futuro de um item específico. Em outras palavras, se o mercado acredita que o preço de algo – como propriedade, uma determinada ação ou Bitcoin – aumentará no futuro, eles são mais propensos a pagar mais por isso agora.

Algumas das instâncias em que o Bitcoin atualmente possui utilidade foram mencionadas acima, mas, uma vez que a Bitcoin é uma tecnologia em evolução e melhoria, muitos estão otimistas de que existem muitos outros casos de uso. Alguns, talvez, que nem imaginamos até agora.

Por que o preço do Bitcoin muda tantas vezes?

Isso se chama volatilidade e não é apenas a taxa de câmbio de Bitcoin que parece mudar de um dia para o outro. O preço de muitas coisas, como ações, moedas, petróleo e muitos outros produtos, pode ser bastante volátil: movendo-se para cima e para baixo muito contra uma moeda base (como o dólar dos EUA).

O mercado total de Bitcoin ainda é relativamente pequeno quando comparado a outras indústrias. Não leva quantidades significativas de dinheiro para mover o preço do mercado para cima ou para baixo, portanto, o preço de um Bitcoin ainda é um pouco volátil.

Dito isto, a volatilidade do Bitcoin tem vindo constantemente a cair e tornou-se muito mais estável nos últimos tempos.

Em poucas palavras

Se algo é útil e escasso, ele exigirá valor e preço. Bitcoin é útil e escasso, por isso tem um valor e um preço, determinados pela oferta e demanda. E lembre-se de que o valor de Bitcoin e o preço do Bitcoin não são sinônimos. 

 

Quer receber saber como fazer trade de Bitcoin e outras criptomoedas? Acesse nossa página de cursos de Bitcoin e Blockchain.

1 Comentário
  1. […] entanto, o valor da bitcoin permaneceu relativamente estável nos últimos dias, em torno de US$ […]

Comentários fechados.

Share This