A melhor maneira de investir em ativos de criptomoedas é através de bots de negociação cripto. Os chamados bots de negociação de criptomoedas são programas de software, dos quais se pode usar para negociar criptomoedas automaticamente. Eles usam um conjunto de dados históricos, como o preço das bitcoins ao longo do tempo.
Esse método não somente fornece acesso a oportunidades onde outros comerciantes muitas vezes lutam para encontrá-los, contudo também trabalham exclusivamente. Eles podem operar de acordo com a lógica interna do responsável, permitindo um tipo totalmente novo de experiência de investimento.
O que são Crypto Trading Bots?
Todos querem ser um comerciante de sucesso, porém negociar é um trabalho duro, especialmente para iniciantes. Imagina se a maioria pudesse economizar todo esse tempo delegando o processo de tomada de decisão? É exatamente nesse ponto em que esse tipo de negociação cripto é mais eficaz, oferecendo aos usuários uma maneira de negociar automaticamente com base em suas preferências e no comportamento do mercado.
Desse modo, os bots de negociação cripto se tornam ideais para os iniciantes e especialistas que procuram comprar criptomoedas. Eles podem adicionar fundos ou converter criptomoedas (fiat) de propostas legais quando quiserem comprar criptomoedas. Embora isso possa soar como um sonho automatizado se tornando realidade, é importante lembrar que mesmo bots bem programados são apenas programas de computador. Pode haver bugs no código ou falhas inesperadas que os levam pelo caminho errado. Um criador de bots experiente pode fazer ajustes ou patches rapidamente. Portanto, é sempre bom saber como funciona antes de colocar dinheiro em suas mãos.
Entendendo o funcionamento
Além disso, eles possuem um papel vital em suas atividades de negociação de criptomoedas. Os bots podem ser programados para fazer negócios em nome de uma pessoa física ou até mesmo jurídica. Assim, permitindo que se tire o máximo da atividade de negociação sem ter que olhar para a tela o dia todo.
Inclusive, existem muitos bots de negociação de criptomoedas diferentes e, portanto, é importante escolher um que melhor se adapte às necessidades sem que cause futuras complicações. Saber o que você quer de um bot e como eles funcionam é fundamental na hora de escolher uma dessas ferramentas. O primeiro passo é saber que tipo de bot quer e o que ele faz.
Como listar o Bot de Negociação de Criptomoedas?
A negociação de criptomoedas pode parecer um novo conceito para a maioria das pessoas. No entanto, ele existe há quase tanto tempo quanto a criptomoeda. A criptomoeda é uma moeda digital que é criada e gerenciada através de técnicas de criptografia conhecidas como criptografia. A primeira criptomoeda foi o Bitcoin. Foi lançado em 2009 por um programador anônimo com o pseudônimo Satoshi Nakamoto.
Nesse cenário, os bots de negociação cripto nada mais são do que programas de software que realizam negociações em nome dos comerciantes. Eles analisam informações de mercado e taxas de câmbio em tempo real e, em seguida, executam ordens de acordo com as instruções do comerciante.
Com toda a honestidade, os bots de negociação de criptomoedas foram para os mercados de Bitcoin e outras moedas virtuais, entre 2013 ou no máximo, em 2014. No entanto, sua demanda desde então só aumentou, devido principalmente à crescente popularidade dos criptoativos. Sendo assim, não é um fenômeno novo, mas é algo que sempre causa uma grande agitação entre investidores.

Custo do Bot
O custo de um bot de negociação varia de plataforma para plataforma. No entanto, o quadro geral sugere que eles podem ser gratuitos, pagos ou ter um período de teste gratuito seguido de uma taxa de adesão contínua. Não importa com que tipo de configuração se está lidando, existem características que todos os bots de negociação devem ter se caso queira obter o valor do dinheiro.
Primeiramente, algumas plataformas cobram por negociação – como qualquer outra corretora, enquanto outras cobram com base no “tempo ativo”. O primeiro é preferível, pois lhe dá acesso ao quanto paga-se por negociação. Entretanto, no último caso, o bot pode começar a fazer negociações sem a entrada do usuário e executar a conta. Não é um problema significativo. Contudo, se o bot não tiver a configuração correta, ele pode começar a cometer erros caros.

Recursos de segurança e privacidade
Em relação à privacidade, os bots parecem ter se tornado a ferramenta perfeita para negociação de criptomoedas e são usados por muitos traders independentes. Eles trazem conveniência de negociação e funcionalidade avançada de forma simples. É altamente vantajoso para os recém-chegados que procuram usar essa maravilha tecnológica para gerar lucro.
As criptomoedas mais populares são apoiadas pela maioria dos bots, mas também é possível encontrar um bot que possa lidar com moedas mais obscuras. Para isso, deve-se verificar suas características cuidadosamente antes de se registrar com suas credenciais. Um recurso que vem sendo bastante discutido e faltando em quase todos os bots é a capacidade de verificar a identidade. Essa tecnologia permite que os usuários conectem suas contas sem exigir um endereço de e-mail ou outras informações, o que nem sempre é válido.
Uma conta verificada permite que os usuários se conectem através de várias redes sociais, como Facebook, Twitter, Google+, Gmail ou qualquer outra forma de identificação do usuário. Torna mais difícil para hackers ou mesmo corretores/fornecedores inescrupulosos fingirem ser outro comerciante e, ao mesmo tempo, proteger a privacidade dos usuários, porque eles não podem ser identificados facilmente se o software não for capaz de verificar suas identidades.
Volume suportado
Selecionar um bot de negociação de criptomoedas apropriado pode resolver todos os seus problemas relacionados à negociação de criptomoedas. O bot certo tem muitos recursos que aumentam a usabilidade e a precisão do comércio. Economiza tempo e esforço e gera lucro suficiente para cobrir suas despesas.
No processo de tomada de decisão, para se obter um resultado positivo, deve-se considerar várias coisas como: volume de negociação; Criptomoedas Suportadas; Plataformas de Câmbio Suportadas; Valor Mínimo de Depósito e Taxas de Negociação. Esse recurso eficaz é projetado considerando esses pontos com outras funcionalidades, como atualizar regularmente relatórios de saldo, opções de gerenciamento de risco e etc.
Opções de mercado de câmbio disponíveis
A popularidade recente pode dar a impressão de que bots de negociação de criptomoedas são um novo fenômeno. No entanto, eles existem desde 2011, quando a primeira exchange de bitcoin abriu na Bulgária. Hoje em dia, inúmeras empresas estão oferecendo vários tipos de bots de negociação cripto. Como supracitado, esse frenesi se estabeleceu em grande parte no mercado entre 2013, mas ainda causa controvérsias quanto ao seu uso primordial.
O objetivo de um bot de negociação cripto é conectar-se a um mercado de câmbio e executar negociações sem qualquer entrada manual. Geralmente, ele permite que se automatize algumas ou todas as atividades de compra e venda. 
Ao usar um bot pela primeira vez, é importante considerar suas limitações: o bot é executado em várias trocas? Que tipos de pedidos ele suporta? Ele suporta apenas um par de moedas? Uma vez que você reduziu suas opções, aqui estão alguns outros fatores que podem ajudá-lo a escolher entre diferentes bots de negociação de criptomoedas:

  • Reputação de mercado – experiência prévia com o desenvolvedor ou equipe do bot 
  • Opiniões – Avaliações dos usuários 

Estratégia de negociação
Para concluir, os bots de negociação podem ser usados de várias maneiras para negociar diretamente (automaticamente) ou executar ordens específicas. Cada bot é diferente do outro e tem uma maneira única de analisar o mercado, tornando-os uma poderosa adição ao kit de ferramentas de qualquer trader. Ou seja, essa ferramenta de negociação é um programa de software automatizado que se conecta à conta de uma exchange, monitora os preços do par de criptomoedas desejado e efetua negociações baseadas em estratégias predeterminadas. Enfim, os bots de negociação são usados principalmente para transações diárias, pois permitem que se execute grandes volumes de negociações em intervalos curtos, sendo uma excelente alternativa para qualquer investidor.

————————————————— 

INFORMAÇÕES DE CONTATO 

Adriano da Silva Santos é um jornalista e escritor, formado na Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Reconhecido pelos prêmios de Excelência em webjornalismo e jornalismo impresso, é comentarista do podcast “Abaixa a Bola” e colunista de editorias de criptomoedas, economia, investimentos, sustentabilidade e tecnologia voltada à medicina. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui