Agência Associated Press vai usar Blockchain para Jornalismo.

mm
blockshain code concept with source light. suitable for technology, cyrtocurrency, blockchain, future and computer themes. 3d illustration

As empresas Associated Press (AP) e Civil Media Company anunciaram uma parceria para licenciar o conteúdo de notícias da agência AP, para uso nas redações que já utilizam a plataforma Blockchain do Civil.

Segundo o acordo, a AP entregará conteúdo de notícias ao Civil, dando acesso fácil às redações jornalísticas, por meio da Blockchain. As redações que quiserem acessar o conteúdo da AP dessa maneira ainda precisarão ser licenciadas diretamente pela AP.

Como parte da parceria, a AP possuirá vários “tokens CVL” do Civil, e a gigante de notícias declarou que pretende usar o acordo para explorar como a plataforma blockchain do Civil pode ajudar a rastrear o uso de conteúdo e tendências de consumo, proteger propriedade intelectual e apoiar o jornalismo ético em toda a economia.

Segundo o site CCN, o vice-presidente sênior de Estratégia e Desenvolvimento Empresarial da AP, Jim Kennedy, falou sobre as esperanças da AP diante do acordo de cooperação:

“A AP vem entrando em território digital há mais de duas décadas, e o Civil está abrindo outro novo espaço com tecnologia interessante para explorar e um compromisso com o bom jornalismo. Estamos ansiosos em ajudar a cultivar o espaço e demonstrar nosso valor para um novo conjunto de editores digitais.”

A AP já mostrou interesse em explorar como a tecnologia blockchain pode ser aplicada a modelos de jornalismo existentes. A parceria com o Civil permitirá potencialmente encontrar soluções para alguns problemas básicos de jornalismo, como o estabelecimento de propriedade, o licenciamento efetivo e a garantia de um comportamento ético.

Em maio de 2017, o CCN informou que a startup blockchain, sediada em Varsóvia, a UserFeeds, criou uma solução para impedir a disseminação de notícias falsas, ligando as mídias sociais à sua plataforma blockchain Ethereum. A solução vincula tokens blockchain às notícias que são importantes para o leitor, criando um tipo de reputação.

Usando o Civil, organizações de notícias como a AP poderão estabelecer a origem e a posse de direitos do conteúdo e realizar o licenciamento, usando contratos inteligentes da Ethereum. Também será possível rastrear melhor o uso e o consumo de conteúdo pela Internet.

Fonte: CCN
https://www.ccn.com/news-giant-associated-press-partners-blockchain-journalism-startup-civil/

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.