fbpx

Altcoins: o que são, como comprar moedas digitais?

altcoin o que é

Altcoins são criptomoedas ou tokens digitais, criadas a partir da tecnologia dos protocolos de moedas digitais criptográficas, que alcançaram popularidade após o sucesso do Bitcoin. Apesar de haver ao menos oito protocolos de moeda digitais lançados antes do Bitcoin, ele foi um divisor de água, inaugurando um novo mercado.

Com a popularidade do Bitcoin e expansão do seu uso, novas altcoins começaram a surgir, trazendo melhorias ao protocolo Bitcoin, com novos recursos de segurança, novos métodos de mineração, taxas diferenciadas e rapidez nas transações.

Já existem 2071 alticoins listadas no site CoinMarketCap, algumas têm o mesmo papel do Bitcoin e inclusive são um fork da moeda, mudando pouco do código original.  Existem, do outro lado, protocolos inovadores, de moedas que desempenham outras funções e contam com tecnologias inovadoras.

Uma das Altcoins mais famosas é o Ethereum, que não é apenas uma criptomoeda, mas sim uma plataforma descentralizada proposta no final de 2013 por Vitalik Buterin. Ele foi criado por meio de um financiamento online feito com Bitcoins, que ocorreu em 2014. Todas as transações feitas na rede são pagas com Ether — nome da moeda. A principal característica do Ethereum é ser uma plataforma de computação compartilhada.

Além dela, as mais conhecidas são: dash, ripple, litecoin, monero, IOTA, entre outras. A característica principal da maioria das Altcoins é que foram criadas a partir de um código-fonte do Bitcoin e utilizam criptografia. As altcoins podem funcionar como moedas, servindo como meio de troca, unidade de valor e reserva de valor ou podem funcionar como tokens, assumindo inúmeras funcionalidades,  como garantir acesso à produtos, representar participação em uma empresa e etc.

Com o grande número de Altcoins que existem atualmente, é importante que o investidor fique atento para não cair em nenhuma fraude. Uma das primeiras coisas que podem ser feitas antes de investir em uma altcoin com segurança é pesquisar  no fórum bitcointalk sobre o projeto, a reputação de seus desenvolvedores e o histórico de entrega de seu roadmap e conversar com outros investidores.

Altcoin: Como Comprar

Após realizar sua pesquisa e encontrar um projeto que corresponda a sua expectativa técnica e econômica, está na hora de começar o investimento. Comprar uma altcoin é muito parecido com comprar Bitcoin, você pode adquirir as altcoins de vendedores p2p ou comprá-las de uma corretora digital.

Vendedores P2P

P2p são pessoas especializadas em comprar e vender altcoins direto para outras pessoas, sem qualquer intermediário. Negociar com um p2p é mais rápido, ágil e não tem burocracia. Porém, é necessário procurar usuários com referência, em sites de reputação e listas de comunidade. Um bom exemplo é o localbitcoin ou o bitcointalk.

Certificar-se de que o perfil com quem você está negociando é real e o mesmo que consta na lista de referência escolhida, é indispensável. Se tiver dúvidas, peça pela referência da pessoa. Apesar da agilidade do processo de compra p2p, esse tipo de negociação pode te dar dores de cabeça. Por isso, é importante conhecer as referências dos compradores e vendedores antes de fechar negócio, pois você não terá nenhuma forma de recuperar seus fundos caso alguém te dê um golpe.

Exchange

Exchanges são plataformas especializadas em negociação de altcoins. Elas são responsáveis por colocar em contato compradores e vendedores, formando o livro de ofertas.  Para comprar altcoins de uma exchange, certifique-se de que a exchange trabalha com a altcoin escolhida e aceita como depósito sua moeda local.

Entre em coinmarketcap.com, coloque o nome da moeda que você quer comprar e clique em “markets” . O site fará uma listagem das exchanges que negociam aquela moeda. No caso abaixo, eu escolhi a moeda “decred” e o site me listou 32 exchanges que negociam decred.

Faça cadastro em uma dessas exchanges e realize um depósito -em moeda fiduciária ou outra altcoin-  com valor equivalente à quanto você quer comprar da moeda. Se a exchange escolhida não estiver no mesmo país que você ou aceitar a moeda fiat do seu país, depositar altcoins, tal como o Bitcoin, é a melhor forma de comprar a altcoin que você quer.

Na maior parte do mundo, comprar bitcoin não é ilegal e existem inúmeras corretoras. Abra uma conta em uma corretora no seu país, deposite o valor em moeda fiduciária, compre bitcoin e envie para exchange que tem a moeda desejada.

Mas lembre-se sempre, exchange não é carteira! Para descobrir como armazenar suas criptomoedas em segurança, lei sobre o que é carteira bitcoin e como criar uma.

Infochain VIP | Conteúdo Exclusivo em Primeira Mão
Receba em seu e-mail notícias e artigos sobre Blockchain e Criptoeconomia e entenda como essa tecnologia está impactando o mundo.
Não gostamos de spam! E protegeremos seu email como se fossem bitcoins.