fbpx

Análise ICO: Agora

Análise realizada por Christian Gazzetta*

Informações do Token

Classificação: Utility

Setor: sistemas de votação

Total Supply: 1.000.000.000 VOTE

Hard Cap: US$ 20.000.000

Site: www.agora.vote/

Overview

A startup Agora pretende aplicar a tecnologia blockchain a sistemas de votação, de forma a oferecer eleições mais seguras e confiáveis, utilizando uma gama de tecnologias próprias e a rede Bitcoin. A ideia é que a transparência e a imutabilidade oferecidas pelas tecnologias de registro distribuído possam tornar os processos de votação menos suscetíveis a fraudes.

O projeto está sendo desenvolvido na Suíça, pelo Swiss Lab & Foundation for Digital Democracy, desde 2015. Ainda naquele ano, desenvolveu um sistema de votação centralizado para o governo suíço. Ao final de 2015, iniciaram os estudos em blockchain para desenvolver sistemas descentralizados.

Em março de 2018, a companhia foi responsável pela primeira auditoria de eleições presidenciais possibilitada pela tecnologia blockchain, a convite da Comissão Eleitoral de Serra Leoa. A tecnologia empregada ainda está em fase de teste e, por isso, atuou sob constante auditoria de agentes imparciais. Mas já há planos para a implementação de modelos mais complexos, que reduzam sensivelmente a necessidade de trabalho humano para os processos eleitorais.

No terceiro trimestre de 2019, a companhia deverá promover as eleições em outro país africano, que ainda não foi divulgado. Para o final do mesmo ano, se espera que o software Votapp esteja disponível para smartphones.

O token VOTE será um meio para incentivar os cidadãos a contribuírem com a segurança dos sistemas de votação, além de reduzir os custos envolvidos com a segurança de eleições. Recompensas serão oferecidas aos usuários que disponibilizarem poder computacional para a rede, validando os votos na rede de acordo com as regras determinadas. Isso será possível graças à forte criptografia utilizada, que impede o acesso de cada usuários aos dados alheios.

Equipe, advisors e parceiros

1.a Equipe

Leonardo Gammar, CEO –  é formado em engenharia mecânica engenharia financeira. Desenvolveu algoritmos de trade para fundos de hedge e geriu fundos de capital de risco e de trading, e atualmente pesquisa sobre métodos de consenso para redes blockchain.

Boris Kaplounovski, CTO – adquiriu experiência como engenheiro de software em empresas russas de tecnologia e na Intel. Foi CTO da Aviasales, facilitadora do mercado de passagens aéreas, e da Propeller Ads, do ramo de marketing digital.

Khadija R. Masri, CSO e Business Development no norte africano – embaixadora, já atuou representando a União Africana ante as Nações Unidas e a Tunísia na Suécia.

Além de programadores, especialistas em relações públicas e com investidores, o time se compõe de diretores para o desenvolvimento de negócios na China, Coreia, Escandinávia, África Ocidental e America.

O site também apresenta o corpo de embaixadores do projeto, composto pela ex-presidente das Ilhas Maurício, H.E Ameenah Gurib-Fakim, pela ex-primeira dama da Ucrânia Kateryna Yushchenko e pela ativista Georgie Badiel.

1.b Advisors

Joseph Weinberg – chairman da Shyft, atuou em diferentes frentes no mercado cripto e hoje é CEO da PayCase, do ramo de pagamentos internacionais.

Bruce Silcoff – CEO da Shyft International, desenvolve soluções tecnológicas para processos de Know your Customer e Anti Money Laundering.

Josh Harrington – consultor da Deloitte para os temas de cyber segurança e analytics.

Detalhes da Captação

O ICO oferece 1 bilhão de tokens VOTE com o objetivo de captar US$ 20 milhões, sendo que 50% dos tokens gerados serão oferecidos à venda no ICO. O investimento, que exclui os mercados estadunidense, chinês e canadense, exige processo de Know Your Customer e registro em uma Whitelist, além de um investimento mínimo de 1 ETH. Os tokens que não forem vendidos serão reservados para uma nova rodada de captação, mas ainda não há detalhes sobre isso.

A equipe e os advisors só terão acesso aos tokens VOTE após o primeiro ano de operação, quando começarão a receber lotes mensais até que se completem três anos desde o fim da captação. Para a companhia, esse período de vesting durará quatro anos.

*Christian Gazzetta é chefe de pesquisa da Lake Juno e difusor  de conhecimento sobre criptoativos e suas tecnologias por meio de palestras, grupos de estudo e artigos.

Disclaime: o conteúdo apresentado não é uma recomendação, indicação e/ou aconselhamento de investimento, sendo única e exclusiva responsabilidade do investidor a tomada de decisão. Nos eximimos de qualquer responsabilidade, direta ou indireta, por todos e quaisquer prejuízos decorrentes de operações realizadas com base nas informações deste post.

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
Infochain VIP | Conteúdo Exclusivo em Primeira Mão
Receba em seu e-mail notícias e artigos sobre Blockchain e Criptoeconomia e entenda como essa tecnologia está impactando o mundo.
Não gostamos de spam! E protegeremos seu email como se fossem bitcoins.