Banco australiano testa Blockchain para rastrear remessas.

mm
Blockchain cryptocurrency financial technology concept with binary code blocks linked and person touching interface, fintech

O Banco Comunitário da Austrália (CBA – Commonwealth Bank of Australia) anunciou a conclusão bem-sucedida de um teste envolvendo um carregamento de 17 toneladas de amêndoas da Austrália para a Alemanha usando a tecnologia blockchain.

Segundo o site CCN.com, o CBA desenvolveu a plataforma blockchain privada baseada na rede Ethereum para facilitar o experimento de comércio global que incluiu o rastreamento em tempo real da remessa de produtos e do embarque deles da cidade de Origem, Victoria, na Austrália, até a entrega em Hamburgo, na Alemanha.

O blockchain construído para esse propósito “digitaliza três áreas-chave do comércio global”, explicou o CBA, apontando para operações, documentação e finanças em que todos os registros de “informações sobre contêineres, conclusão de tarefas e documentos de embarque” são gravados e compartilhados.

“Ethereum atualmente tem a maior atividade de desenvolvimento global e oferece a funcionalidade que precisamos”, explicou o banco antes de acrescentar que estaria aberto a outras opções em um momento em que “várias blockchains estão se desenvolvendo rapidamente”.

Entre os participantes dessa blockchain privada estão a gigante agrícola global Olam Orchards Australia, a Pacific National – a maior operadora ferroviária da Austrália, bem como as operadoras portuárias Patrick Terminals e Port of Melbourne, ao lado da gigante de navegação OOCL, com sede em Hong Kong.

O experimento comercial também integrou dispositivos IoT (Internet das coisas, na sigla em inglês) para facilitar o rastreamento em tempo real da remessa, bem como monitorar as condições de armazenamento, incluindo temperatura e umidade dentro do contêiner.

“Esse nível de dados forneceu aos parceiros da cadeia de suprimentos um maior nível de transparência e eficiência em relação à localização, condição e autenticação das mercadorias que estão sendo transportadas”, acrescentou a CBA em seu comunicado.

CCN.com
https://www.ccn.com/australian-big-4-bank-taps-ethereum-blockchain-for-17-ton-almond-shipment-to-germany/

 

Siga nossas páginas nas redes sociais!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.