Banco Central da Alemanha usa blockchain para pagamento.

O Deutsche Bundesbank, o banco central da Alemanha, e o Deutsche Börse, dona da Bolsa de Valores de Frankfurt, completaram um processo de blockchain que investiga o potencial da tecnologia na liquidação de títulos.

Os dois anunciaram em comunicado coletivo ontem (quinta-feira) que dois protótipos de blockchain construídos de acordo com suas especificações “suportaram” com sucesso a liquidação de transações com títulos, pagamentos fora da data (incluindo juros) e pagamentos de títulos no vencimento.

O projeto começou em março de 2016, quando ambas as partes lançaram o BLOCKBASTER (projeto de pesquisa de tecnologia de assentamento baseado em blockchain) – destinado a criar “um protótipo conceitual” para o sistema blockchain para transferir e liquidar títulos e moeda fiduciária.

Os protótipos foram desenvolvidos no Hyperledger Fabric e na plataforma blockchain criada pela Digital Asset (DA), que também está trabalhando com a Australian Securities Exchange para substituir seu sistema CHESS em 2020.

De acordo com o comunicado, os testes mostraram que os protótipos são capazes de facilitar a “operação produtiva de uma infra-estrutura realista do mercado financeiro”. Atualizações recentes de ambas as plataformas blockchain podem melhorar ainda mais o desempenho, se integrado, acrescenta.

“Os testes mostraram que a tecnologia blockchain é uma base adequada para aplicações no campo de liquidação e outras infraestruturas financeiras”, disse Berthold Kracke, CEO da Clearstream Banking e chefe da Clearstream Global Operations no Deutsche Börse Group.

Burkhard Balz, membro do conselho executivo do Deutsche Bundesbank, acrescentou que as empresas esperam que o desenvolvimento continue em ritmo acelerado, e que elas enxergam “potencial em usá-lo para aplicações de alto volume”.

Ele adicionou: “A abordagem de uma arquitetura autorizada, que leva em conta as exigências do setor financeiro desde o início, provou ser a correta.”

Como em outras indústrias, a tecnologia blockchain está cada vez mais sendo vista pelas grandes empresas como um meio de melhorar os sistemas de pagamento e liquidação. Ainda ontem, a provedora de infraestrutura de assentamentos baseada no Reino Unido, SETL, recebeu uma licença da agência reguladora de valores mobiliários da França para operar um sistema central de depósito de títulos usando a tecnologia blockchain.

A Bolsa de Valores de Cingapura, o banco central da África do Sul e o Bank of Canada vêm conduzindo estudos similares de blockchain.

Fonte: Coindesk
https://www.coindesk.com/germanys-central-bank-claims-success-in-blockchain-settlement-trial/

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.