fbpx

Banco central sueco afirma que a qualificação de uma moeda como sendo de “curso legal” precisa mudar!

suécia

O dinheiro está se tornando uma coisa do passado na Suécia, onde alguns restaurantes só aceitam pagamentos com cartão, um desenvolvimento recente que pode ter ramificações significativas para todo o seu sistema monetário.

“O público em geral que não tem mais acesso a qualquer forma de dinheiro advindo do banco central pode tornar mais difícil para o Riksbank promover um sistema de pagamento seguro e eficiente na Suécia, não apenas em tempos de crise e guerra, mas também em tempos de paz”. disse o representante do Riksbank, o banco central do país.

Como você deve saber, embora todos pensem que 1 USD = 1 USD, existem três formas de USD e apenas uma delas é moeda legal (legal tender), o que significa que ela deve ser aceita para pagamento de dívidas.

Obviamente, há dinheiro em dólar (USD )e esse é o único dinheiro legal tender disponível para o público. Depois, há o USD digital impresso ou criado pelo banco central.

A maior parte do que conhecemos como USD, no entanto, é dinheiro bancário comercial. Esta é sua conta poupança, sua conta corrente ou qualquer dólar no banco.

Tais dólares de banco comercial não são de curso legal. São notas promissórias, e, tecnicamente, alguém não precisa – por força da lei – aceitá-las para o pagamento de dívidas.

Praticamente eles o fazem porque esses dólares dos bancos são o que todo mundo conhece como simples dólares, porque até recentemente o banco lhes dava dinheiro.

Em um mundo onde não há dinheiro de curso legal, complicações podem surgir porque não haveria esse tipo de responsabilização básica que mantém o comportamento do banco, na medida em que sua criação de dinheiro por empréstimo é limitada pela quantidade de dinheiro que pode ser exigida pelas pessoas a qualquer momento.

Se não houver demanda de caixa, então todo o conceito de dinheiro de reserva poderia entrar em colapso, porque o nível de confiança seria tão distorcido em favor dos bancos comerciais a ponto de potencialmente não haver quase nenhuma âncora.

Sem uma restrição externa, como saques em dinheiro, poderia haver uma fusão completa entre bancos centrais e bancos comerciais, ao contrário de um aparente equilíbrio entre ambos os modelos.

Em tal sistema monetário, onde os bancos comerciais e o banco central são efetivamente uma só entidade, porque a última foi captada de forma semi-explícita, já que não tem medidas de prestação de contas, a única limitação para ambas seria as reservas de ouro.

O atual sistema monetário ainda lida com ouro, embora em menor grau do que costumava. Quando os bancos centrais negociam uns com os outros, eles o fazem apenas com ouro através do Bank for International Settlement (BIS).

Os bancos centrais, no entanto, raramente transacionam uns com os outros, exceto em tempos de guerra, mas mesmo em paz o ouro pode se movimentar entre eles.

A constituição dos EUA diz que apenas ouro e prata podem ter curso legal. Um alongamento criativo dessa interpretação argumentaria que o dinheiro está em conformidade, porque o banco central está – ainda que de maneira muito limitada – limitado pelo ouro em sua impressão monetária.

Se, no entanto, não houver dinheiro e se o público não puder acessar o dinheiro do banco central, basicamente não haverá moeda legal, exceto para os bancos dominantes.

O comunicado de imprensa do Riksbank não explica exatamente o que eles querem revisar, exceto por uma breve citação de Stefan Ingves, o governador do banco central. Ele diz:

“Acreditamos que o conceito de moeda legal deve se tornar tecnicamente neutro para que cumpra uma função mesmo em um futuro digital”.

Essa afirmação muito breve é ​​difícil de interpretar porque pode significar muitas coisas. Isso pode significar que ele está sugerindo que o dinheiro do banco comercial deve ter curso legal. Ou ele está insinuando que o dinheiro do banco central digital não é legal e deve ter curso legal.

O último é mais provável porque a declaração menciona dinheiro foi declarado moeda legal em 1850. A ausência de uma declaração de que o dinheiro do banco central digital foi declarado moeda legal, assim, indica que ele não é de curso legal por sua natureza.

Isso é bem assim, porque outros disseram que o dinheiro digital do banco central é legal. Não faria sentido, contudo, não ser assim, porque essas leis não foram analisadas em 100 anos ou mais desde a última vez que houve um debate público sobre a questão do dinheiro.

Se o dinheiro digital do banco central não é legal, então basicamente temos um sistema monetário que não tem aprovação explícita do parlamento. Isso sugere que nossos representantes eleitos e, portanto, o povo, perderam completamente o controle sobre o dinheiro.

O banco central agora quer que eles tenham uma palavra a dizer, mas é difícil ver o que eles podem dizer, porque o que pode ser dito sobre dinheiro, a expressão “não vale a pena o papel em que está impresso” tem um significado significativo.

Há um custo para a produção de dinheiro e, embora esse custo seja muito inferior ao seu valor na maioria dos casos, o custo de produção atua como um piso, conceitualmente, em qualquer evento.

Se, ao invés disso, o dinheiro é apenas um número em um banco de dados, com efetivamente nenhum custo de produção, então não há âncora. E se esse dinheiro que não precisa ter qualquer restrição também deve ser aceito para pagamento de dívidas, então não é muito difícil entender por que o sistema pode não funcionar, mesmo em tempo de paz. Que se dirá em tempos de guerra

Também não é fácil ver por que esse tipo de dinheiro fiduciário deve ser legal, enquanto bitcoin ou ethereum não. Estes últimos têm um custo de produção, e outras vantagens.

Isso, entretanto, é obviamente algo que ninguém quer, até banqueiros comerciais. Assim, tal debate no Parlamento seria muito bem-vindo, mas o Riksbank da Suécia tem que explicar publicamente o papel que o interesse desempenha na criação de um dinheiro digital, se houver um debate frutífero. Caso contrário, todos estarão voando às cegas.

Fonte: https://www.trustnodes.com/2019/04/29/legal-tender-laws-need-review-says-swedish-central-bank

Liquidez e segurança. Compre bitcoin na corretora que possui as MENORES taxas do mercado. Utilize o cadastro simplificado e veja como é fácil abrir sua conta! Acesse:  https://bit.ly/2SuAHp1

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
Infochain VIP | Conteúdo Exclusivo em Primeira Mão
Receba em seu e-mail notícias e artigos sobre Blockchain e Criptoeconomia e entenda como essa tecnologia está impactando o mundo.
Não gostamos de spam! E protegeremos seu email como se fossem bitcoins.