Banco da Inglaterra terá novo sistema de pagamento baseado em Blockchain.

mm
Global trade and digital information technology using blockchain for

O Bank of England está executando uma revisão completa de seu sistema de pagamentos interbancários, e as autoridades agora confirmaram que abrirão a rede para empresas de tecnologia financeira que processam transações através de uma rede blockchain, segundo informações do site CCN.com.

Nesta semana, o banco central britânico publicou um relatório avaliando sua recente Prova de Conceito (PoC) com várias empresas operando na área da tecnologia de contabilidade distribuída (DLT), um teste destinado a examinar a viabilidade de conectar empresas de blockchain a uma versão atualizada do chamado serviço de Liquidação Bruta em Tempo Real (RTGS, na sigla em inglês).

O RTGS facilita as liquidações entre instituições financeiras, movimentando aproximadamente 500 bilhões de libras em transações ou um quarto do produto interno bruto (PIB) estimado no país.

O Diretor do Banco de Inglaterra, Mark Carney, anunciou no mês passado que uma característica central da “reconstrução ambiciosa” do RTGS era abri-lo para sistemas de pagamento privados, talvez até para empresas DLT.

“O acesso ao dinheiro do banco central não será mais exclusividade dos bancos”, disse Carney.

O PoC, que foi realizado em março, contou com a participação das startups Baton Systems, Clearmatics Technologies, R3 e Token. De acordo com o relatório, todos os participantes expressaram confiança de que poderiam se conectar ao RTGS para liquidar as transações.

“Todos os participantes confirmaram que a funcionalidade oferecida pelo serviço RTGS renovado permitiria que seus sistemas se conectassem e conseguissem a liquidação em moeda do banco central”, disse o BoE em seu comunicado.

No ano passado, o Bank of England fez uma parceria com a startup Ripple, de San Francisco, para testar um sistema projetado para sincronizar pagamentos entre bancos centrais por meio da tecnologia Blockchain.

E com a iminente saída do Reino Unido da União Européia o país e suas instituições se viram motivadas a tentar atrair mais empresas de fintech para a Inglaterra.

O banco espera ter o novo sistema LBTR online até 2020.

Fonte: CCN.com
https://www.ccn.com/bank-of-england-to-open-new-payment-system-to-blockchain-users/

 

 

Siga nossas páginas nas redes sociais!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.