fbpx

BC quer plataforma digital de pagamentos instantâneos!

Fernando Paiva, do mobile time, descreve um sistema interessante de pagamentos instantâneos em formato digital que estaria no roadmap de nada mais nada menos que o Banco Central do Brasil. A matéria é bastante interessante.

Afirma-se que

“caberá à equipe interna de tecnologia da informação (TI) do Banco Central (BC) a construção da plataforma nacional de pagamentos instantâneos. Chamada de “infraestrutura única de liquidação”, a plataforma será responsável pela liquidação das transações eletrônicas em tempo real entre diversos serviços financeiros digitais, 24 horas por dia, sete dias por semana. O BC também ficará encarregado da operação da plataforma”.

As estruturas financeiras governamentais têm percebido nas soluções digitais um aliado na busca por um sistema de liquidação que seja mais efetivo, moderno e ágil, de acordo com os tempos em que estamos vivendo.

A ideia é que

“O BC justifica a decisão de ter uma plataforma nacional e centralizada para a liquidação de pagamentos instantâneos com o argumento de que isso traz mais eficiência ao sistema, maximiza ganhos de escala e reduz os custos da sociedade com a realização de pagamentos – além de garantir a necessária neutralidade para fomentar a competição nesse mercado”.

Os adeptos da tecnologia da blockchain e das criptomoedas buscam eficiência, maximização de ganhos e redução de custos a partir de iniciativas descentralizadas, mas de qualquer forma é promissor o olhar do poder centralizado sobre soluções digitais que possam beneficiar o sistema de pagamentos no país, o que poderia representar de alguma forma uma abertura para perspectivas descentralizadas sobre o dinheiro e os pagamentos que acrescentem ainda mais ganhos à sociedade em inúmeras direções.

Apesar do paradigma centralizado da iniciativa, a ideia reflete muito dos ideias da comunidade adepta das criptomoedas””

“O pagamento instantâneo significa a possibilidade de realizar pagamentos ou transferências de valores em tempo real, por meio de canais digitais. Uma plataforma nacional centralizada de liquidações vai viabilizar o surgimento de novos serviços e vai garantir a interoperabilidade entre eles. Ou seja, acabará o problema de surgimento de ecossistemas financeiros fechados, que não conversavam entre si ou cobram preços altos por isso”.

Para ler o artigo completo, acesse: https://www.mobiletime.com.br/noticias/14/02/2019/banco-central-desenvolvera-plataforma-nacional-de-pagamentos-instantaneos/

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
Infochain VIP | Conteúdo Exclusivo em Primeira Mão
Receba em seu e-mail notícias e artigos sobre Blockchain e Criptoeconomia e entenda como essa tecnologia está impactando o mundo.
Não gostamos de spam! E protegeremos seu email como se fossem bitcoins.