Bitcoin como sistema de pagamento

Quais as diferenças entre fazer transferências usando um banco tradicional e bitcoins?

Como nós fazíamos transferência de dinheiro há milhares de anos, quando todos nós ainda vivíamos em pequenas aldeias e conhecíamos e confiávamos uns nos outros? Nós simplesmente trocávamos coisas um com os outros, como ainda fazemos com o dinheiro hoje em dia. Mas quando o dinheiro entrou na internet, as coisas ficaram um pouco mais complicadas, e a forma como os bancos e os sistemas de cartões de crédito lidaram com isso foi através da criação de um “sistema de livro-razão” – basicamente para fazer o registro das contas mostrando quem é dono do que.

Por exemplo, se João quer transferir R$ 100 para Ana pela internet, o banco movimenta o dinheiro de João para Ana. João não pode fazer isso sozinho, porque existe o risco dele querer fraudar o sistema – ele pode copiar e colar o dinheiro digital (são apenas números em um computador no final das contas) e enviar os R$ 100 para outras duas pessoas diferentes; ninguém saberia. Ao invés disso, confiamos no banco para enviar o dinheiro e certificar-se de que ele só é enviado para uma pessoa. Agora, o banco também pode cometer fraudes, mas nós confiamos que eles não irão fazer isso.

Se a transferência for entre duas contas no mesmo banco, é fácil de transferir, mas se for entre dois bancos diferentes, fica um pouco mais complicado. Eles podem ter diferentes sistemas de livro-razão que precisam ser conciliados. Para isso, eles cobram uma taxa, e muitas vezes leva mais tempo para completar a transferência. Quando são bancos ou outros sistemas financeiros em países estrangeiros, torna-se ainda mais complicado: diferentes idiomas, sistemas, moedas, mais partes para coordenar e assim por diante, de modo que as taxas e o tempo de transferência aumentam. É por isso que o sistema financeiro atual é tão complexo. É apenas uma enorme emaranhado de vários sistemas de livros-razão em todo o mundo.

Bitcoin está mudando tudo isso. Como? É simplesmente um sistema de livro-razão geral que sincroniza em toda a internet, para que todos possam acessar o mesmo livro-razão em tempo real, independentemente de quem ou onde eles estão. O resultado? O dinheiro pode ser facilmente transferido entre as pessoas sem todo o tempo de atraso e taxas exorbitantes. Assim como costumava ser antes do mundo se tornar grande e complicado.

E para que as pessoas usam o Bitcoin como sistema de pagamento? Tudo o que se pode fazer com dinheiro normal: enviar para amigos e familiares – tanto local quanto no exterior, comprar coisas na internet, usar em viagens, receber seu salário e assim por diante.

 

Leia também:

Entenda o que é Bitcoin

Quem é o criador do Bitcoin?

Por que Bitcoin tem valor e como o preço é determinado?

 

2 Comentários
  1. […] disso, o Bitcoin tem valor como um sistema de pagamento em si, o que lhe dá ainda mais valor. Quanto mais as pessoas usam o Bitcoin para pagamentos, mais […]

  2. […] Bitcoin como sistema de pagamento […]

Comentários fechados.