Bitcoin enviado sem uso de internet ou satélite!

Temores sobre a interferência do governo e sobre a vigilância na internet sobre os usuários de Bitcoin deram origem a algumas novas experiências no envio de transações off-line. Já foi possível transferir bitcoins internacionalmente por rádio de alta freqüência … através de uma tempestade de neve!

PORQUE É POSSÍVEL

O experimento foi quase destruído antes de começar, quando ninguém respondeu ao fundador da Coinkite, Radolfo Novak, em busca de alguém apto e disposto a receber o BTC por meios poucos usuais (ainda).

No entanto, no dia seguinte, um candidato adequado com um rádio definido por software (SDR – basicamente um computador “fingindo” ser um rádio) e uma antena respondeu à oferta.

Usando um aplicativo chamado JS8Call, projetado para enviar strings de texto em frequências de rádio, e uma carteira pré-configurada, Novak enviou uma transação de bitcoin de Toronto, Canadá para Michigan, EUA!

“Bitcoin enviado através da fronteira nacional sem internet ou satélite – apenas a ionosfera da natureza”, comentou o pioneiro da Bitcoin, Nick Szabo.

Porque você pode precisar

Novak observa que uma carteira cuja seed é armazenada na memória pode envolver problemas de segurança em caso de esquecimento ou problema de saúde, mas se formos capazes de enviar “BTC de forma puramente off-line, isso é bastante surpreendente” e minimiza alguns riscos.

Uma carteira memorizada, é claro, é onde você se lembra da frase-semente em sua cabeça e não a escreve em nenhum lugar. Um empreendimento arriscado, mas útil se você estiver fugindo de um regime opressivo com nada nas mãos.

O uso de rádio de alta frequência (HF / HAM) nesses casos é outra “novidade” que poderia facilmente se tornar uma necessidade em certas circunstâncias. Tentativas do governo de controlar a internet estão se espalhando da China à medida em que a internet está desmoronando ditaduras no mundo em desenvolvimento.

Também há rumores de que a Rússia está planejando “testar” uma separação da internet global, supostamente no caso de sanções, testando uma implementação do tipo “grande firewall”.

Todos nós assistimos a muitos filmes pós-apocalípticos em que o único método de comunicação restante é o rádio HF.

Novak também ressalta que “a comunicação criptografada não é permitida através do rádio Amador, a menos que o código de descriptografia seja público.”

Simplesmente, por que sim!

Não vamos entrar em todos os porquês. Toda essa experimentação com métodos alternativos de transmissão de transação de bitcoin é uma coisa boa. Não precisamos saber como funciona, apenas que pode funcionar e já começa a funcionar!

Você nunca sabe quando esse tipo de conhecimento pode ser útil.

Entretanto, como a blockchain seria propagada no caso de um apocalipse global é um assunto completamente diferente.

Será que mais maneiras de transmitir transações de bitcoin tornam mais resiliente à censura? Tomara que sim!

Fonte: https://bitcoinist.com/bitcoin-sent-ham-radio/

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.