Bitcoin na Austrália ainda é dúvida.

Alguns países estão considerando a possibilidade de emitir seus próprios dólares digitais, mas um alto funcionário do Banco Central da Austrália (RBA, na sigla em inglês) diz que moedas digitais como o Bitcoin provavelmente não terão sucesso na Austrália.

O chefe de Política de Pagamentos do RBA, Tony Richards, disse que a estabilidade do Dólar australiano significa que provavelmente o Bitcoin não será amplamente adotado.

Richards, dono de “uma pequena quantidade de Bitcoin” desde 2014, disse que moedas digitais fora do controle de instituições tradicionais poderiam ter aplicações práticas – mas provavelmente não na Austrália.

O uso local é atualmente tão limitado que o RBA não vê qualquer efeito sobre a política monetária ou a estabilidade do sistema financeiro.

“Na Austrália temos uma moeda perfeitamente coeditável chamada Dólar Australiano; temos uma inflação baixa e estável há pelo menos 25 anos; e a probabilidade de termos uma adoção significativa de uma moeda alternativa parece ser muito baixa ”.

O preço volátil do Bitcoin – um ativo digital não apoiado por qualquer unidade física ou governo – também é motivo para duvidar do seu valor em um país que tem um sistema bancário seguro e estável.

Enquanto o Banco Central sueco está ponderando a possibilidade de emitir sua própria moeda digital, o RBA ainda não está olhando ativamente para um e-dólar que opere ao lado do dólar tradicional.

No entanto, o RBA está interessado em falar com especialistas na tecnologia blockchain (um registro imutável de transações distribuídas em uma rede), que dá suporte ao Bitcoin, para ver quais aplicações ele poderia ter.

Siga nossas páginas nas redes sociais!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.