fbpx

Blockchain: Conheça Setores Disruptivos que não são Criptomoedas.

mm
criptomoedas Botcoin

Nos últimos anos, tem havido uma tremenda disseminação de conhecimentos e informações sobre blockchain e criptomoedas entre o público em geral. Já se foram os dias em que as pessoas costumavam se perguntar “o que é criptomoeda?”. E essa popularidade ajudou o setor a crescer nos últimos anos. O conceito de blockchain tem tudo a ver com reunir uma grande quantidade de listas de transações, que são protegidas por criptografia.

Cada bloco na cadeia é composto por um ponteiro de hash vinculado ao bloco anterior, enquanto vem com o registro de data e hora e os dados da transação. A realidade do blockchain é bastante difícil em muitas indústrias e setores, que tiveram que se revolucionar em várias frentes ou correr o risco de perder essa nova tecnologia.

Isso levou a um grande descontentamento em certos setores e as pessoas continuam atentas ao futuro criado pela tecnologia blockchain. A seguir, conheça os cinco setores que não pertencem diretamente às criptomoedas e que estão sendo levados a uma renovação graças à tecnologia disruptiva do blockchain:

Bancário

O maior setor que será afetado pela aplicação do blockchain é o bancário, que já sofreu imensamente devido à presença das criptomoedas. Mesmo que o setor bancário tenha se tornado muito mais sofisticado nos últimos anos em relação ao passado, ele ainda está muito aquém quando se trata de justiça e transparência.

A transação e as taxas de juros também são fortemente influenciadas pelas empresas financeiras, onde os clientes estão em situação de desvantagem. Há várias situações em que alguns dos negócios bancários são muito injustos para os indivíduos, mas eles têm pouca opção a não ser aceitar essas ofertas.

Trading de Criptomoedas e Transferências

A revolução das criptomoedas traz uma grande diferença a esse respeito, uma vez que os clientes podem iniciar transações conforme seu desejo. Não há autoridade centralizada supervisionando as transações enquanto os registros mantidos são incorruptíveis.

Como resultado, essa tecnologia tem o poder de tirar o domínio do setor bancário sobre os clientes, que não precisam mais pagar taxas aos intermediários. Estima-se que o setor bancário sofrerá um prejuízo de US$ 20 bilhões a cada ano.

O Bitcoin, o futuro do dinheiro e o Ripple são algumas das criptomoedas que fazem a diferença. Por fim, o comércio de criptomoedas torna-se mais barato quando os servidores são executados no blockchain.

Imobiliário

A escolha preferida entre os millennials, quando se trata de imóveis, é a ideia de aluguéis de longo prazo, em vez de compra definitiva. No entanto, o processo de encontrar o apartamento, negociar com os proprietários, fazer pagamentos e estabelecer as regras básicas pode ser um assunto doloroso para muitas pessoas.

Este setor tem o potencial de ser revolucionado pelo blockchain, que pode empregar contratos inteligentes para simplificar o processo. Isso basicamente remove a ideia de um corretor ao conectar diretamente os inquilinos e os proprietários. Isso simplifica muito o processo de negociação, pois os intermediários têm o potencial de interromper o processo em benefício próprio.

A tecnologia blockchain também pode ser usada com a finalidade de assinar contratos de locação usando os contratos inteligentes, de modo que seja impossível para as duas partes desistirem do contrato. Existem plataformas que também se concentram na compra de propriedades, onde os vendedores podem listar a propriedade que será tokenizada.

Viagem

A ascensão do Uber foi recebida com grande aprovação em todo o mundo, mas o monopólio da empresa nos últimos anos levou a um descontentamento crescente entre os motoristas. A maioria deles claramente não está feliz com o trabalho e os ganhos que eles têm obtido.

Os lucros são amplamente vistos como algo que ficam sempre a favor da empresa, enquanto os motoristas têm que enfrentar uma enorme concorrência (por causa da grande quantidade de motoristas) para obter um salário decente. Reunir um sistema descentralizado por meio da tecnologia blockchain pode trazer uma enorme diferença.

As viagens neste momento são monopolizadas por poucas empresas como a Uber. Se um sistema descentralizado surgir, os motoristas poderão estabelecer suas tarifas pessoais para competir entre sí. Eles também poderiam fazer serviços adicionais para diferenciá-los da concorrência.

As plataformas que estão usando a tecnologia blockchain para simplificar o mundo das viagens urbanas não reduzem os ganhos do motorista e resultam em custos menores. Assim, o mercado de criptomoedas não é o único lugar em que a tecnologia blockchain tem causado impacto.

Música

A indústria da música foi injustamente criada de tal maneira que só favorece algumas gravadoras. De muitas maneiras, esta indústria é como o mundo da publicação, onde apenas algumas empresas conseguem aproveitar as grandes recompensas. Há vários músicos que fugiram dos serviços de streaming devido às gravações terem tirado uma boa parte de seus ganhos. Esta é a triste verdade da indústria em que os artistas estão procurando ganhar uma porção decente de seus ganhos.

Apple Music e Spotify são algumas das versões populares de soluções de streaming disponíveis para os artistas, mas com pagamento em centavos em comparação com o que os artistas podem ganhar com as vendas de CD. Os projetos blockchain começaram a se concentrar neste setor, a fim de proporcionar aos artistas a capacidade de vender partes de suas músicas por maiores recompensas.

As pequenas porções das músicas podem ser compradas usando bitcoin e outros produtos de tecnologia blockchain. Isso pode funcionar como uma técnica de crowdfunding para melhorar significativamente o pagamento de um músico, sem ter que se preocupar com o fato de os lucros serem divididos com as gravadoras. Anteriormente, costumava haver uma preocupação se bitcoin e real ou não, mas essa preocupação foi dissipada.

Jogos

Os Games e as criptomoedas começaram a ganhar proeminência ultimamente. A indústria de jogos tem sido pioneira quando se trata do cenário digital e da forma como as transações são realizadas online.

Os gamers têm conseguido vender seus títulos online, mas a próxima parada ideal para um jogador seria comercializar seus ativos digitais em fóruns ou sites de comércio eletrônico. A tecnologia blockchain pode ser aproveitada para que os gamers possam negociar seus títulos. É uma das primeiras opções que surgem para lembrar de um jogador que busca como ganhar dinheiro com criptomoeda.

Os desenvolvedores de jogos independentes não conseguiram fazer avanços significativos nos grandes nomes estabelecidos, que possuem ótimas técnicas de marketing para vender títulos. Isso permitiu que a indústria fosse distorcida para as grandes empresas, que estão forçando os desenvolvedores de jogos independentes a vender seus títulos por uma quantia muito pequena de dinheiro. A indústria de jogos se tornou popular nos últimos anos, mas o blockchain tem o potencial de revolucionar a área.

Conclusão

A Blockchain está revolucionando quase todos os setores. Mas esses são os setores que provavelmente serão mais afetados por essa tecnologia nova e emergente? É muito difícil dizer e a maioria do que escrevemos aqui são ideias puras apoiadas por informações e tendências da mídia. Qual é a sua opinião sobre isso? Deixe um comentário abaixo!

Este é um guest post de Chris Brett, entusiasta das criptomoedas e desenvolvedor web experiente. Ele possui mestrado em Ciência da Computação e está no setor de Blockchain desde 2015. O texto foi originalmente publicado no Coinspeaker.

 

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
Infochain VIP | Conteúdo Exclusivo em Primeira Mão
Receba em seu e-mail notícias e artigos sobre Blockchain e Criptoeconomia e entenda como essa tecnologia está impactando o mundo.
Não gostamos de spam! E protegeremos seu email como se fossem bitcoins.