Blockchain pode ajudar meio ambiente, diz estudo.

mm

Uma nova pesquisa do Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês) identificou mais de 65 maneiras pelas quais a tecnologia blockchain pode ser usada para enfrentar alguns dos desafios ambientais mais urgentes pelos quais o planeta passa.

O estudo, conduzido em parceria com a gigante de auditoria PwC e divulgado na Cúpula Global de Ação Climática, examina como as novas plataformas internacionais poderiam “incubar ecossistemas responsáveis ​​de blockchain”, segundo um comunicado de imprensa.

Essas redes podem variar desde a descentralização do gerenciamento de recursos naturais, como energia e água, até a criação de cadeias de suprimentos que ajudam a promover maior sustentabilidade. Elas também poderiam fornecer novos mecanismos de financiamento para elevar as vastas somas de dinheiro que se espera que sejam necessárias para gerar crescimento econômico “de baixo carbono e sustentável”, acrescenta o comunicado.

Como a agência de notícias CoinDesk já relatou, os projetos de blockchain estão abordando questões como a sustentabilidade dos estoques de atum, rastreando o peixe desde a origem até a loja de rua, ou explorando maneiras de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e impulsionando projetos de energia solar via comércio distribuído.

“A transparência é vital para influenciar as decisões dos consumidores, atualizar as práticas da cadeia de suprimentos e desencadear novos arranjos de governança. Contratos inteligentes com blockchain poderiam, por exemplo, ser usados ​​para sustentar acordos de posse inovadores que dão direitos específicos a comunidades ou pescadores”, afirma o comunicado.

A pesquisa divide as áreas que a tecnologia blockchain poderia impactar positivamente em seis seções: mudança climática, biodiversidade e conservação, oceanos, segurança da água, ar limpo, clima e resiliência a desastres – cada uma subdividida em áreas mais precisas que poderiam ser direcionadas.

O relatório argumenta que tais oportunidades estão sendo amplamente ignoradas pelos desenvolvedores, investidores e governos, mas representam uma oportunidade para “desbloquear e monetizar o valor que está atualmente embutido nos sistemas ambientais”.

Fonte: Coindesk
https://www.coindesk.com/blockchain-can-help-solve-swathe-of-environmental-issues-says-wef-study/

 

Siga nossas páginas nas redes sociais!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.