Blockchain promete soberania digital!

soberania

Blockchain Datawallet – Série Estratégica: Artigo I

Resumo
Este artigo é o primeiro de uma série de cinco partes que examinará o histórico da blockchain. Sua finalidade é fornecer informações básicas sobre a tecnologia que facilitou a existência da Datawallet. Este primeiro artigo abordará tópicos como arquitetura blockchain, tendências da tecnologia, mercados de dados e planos futuros para a Datawallet. Ele também fornecerá um contexto histórico da tecnologia blockchain e discutirá como isso se traduz diretamente nos mercados-alvo, usuários e casos de uso da Datawallet. Ele explorará o conceito de “soberania” e os aspectos financeiros, desde simples criptomoedas até sofisticados serviços financeiros que podem ser integrados a um sistema de entrega de valor, com dados como commodity, usando a solução Datawallet.

Visão Geral (TLDR)

A história afirma que vários segmentos consequentes são cruciais para a inovação tecnológica. Estes culminaram no surgimento da tecnologia blockchain. Alguns consideram isto um resultado de tendências inevitáveis ​​maiores em direção a fricção reduzida em acesso a, e distribuição de informação. Esta série abordará o contexto e a relevância da tecnologia blockchain em relação a essas tendências. A primeira parte discute o alto nível de que essas tendências são exploradas e avaliadas. Para entender a história dessa evolução, precisamos distinguir a relação entre soberania digital e Datawallet.

Uma breve história

Nos últimos anos, enormes quantidades de energia e dinheiro foram despejados na tecnologia blockchain. De vitórias a lágrimas, entusiastas, empreendedores e investidores tentaram colocar a mão na roda da fortuna. Invariavelmente, os mercados sobem e descem, mas o que sobrevive e o que os torna sustentáveis ​​ao longo da tendência ascendente mais longa?

Entender isso nos ajuda a determinar o melhor curso de ação a longo prazo. Apesar de toda a hipérbole e das últimas novidades, o terreno está sendo continuamente ganho na evolução da tecnologia, indústrias e mercados. Porque blockchain é mais do que tokens para se fazer ICOs, taxas de mercado atuais ou créditos para pagamentos. A Blockchain é o resultado de décadas e gerações de evolução que vieram antes. Da criptografia básica de mensagens à prova de segredos da criptografia de chave pública, é por causa dessas inovações anteriores e posteriores que a soberania digital é agora totalmente possível!

Na verdade, devemos nos maravilhar com a forma como consideramos o estado atual da tecnologia da informação como certo. Desde a rápida taxa de resposta e imediação nas telecomunicações até a disrupção da mídia, política e grandes indústrias, vivemos em uma realidade que já foi uma fantasia de ficção científica e agora é uma conclusão precipitada. Como é o futuro do blockchain.

O desenvolvimento de blockchain

As inovações que levaram à tecnologia blockchain são tão profundas quanto perturbadoras. Após o desenvolvimento da criptografia de mensagens durante a Segunda Guerra Mundial, aqueles que trabalham neste campo avançado perseguiram uma conquista marcante; para aliviar a necessidade de ter que compartilhar as chaves (senhas) para essas mensagens criptografadas.

Em 1976, os pesquisadores desenvolveram uma nova abordagem em criptografia chamada criptografia de chave assimétrica. Isso resultou na capacidade de criptografar mensagens com uma chave pública fornecida, que só poderia ser descriptografada por uma chave particular separada que permanecesse secreta! Isso “fechou o ciclo” na transmissão segura de mensagens. Ele também permitiu outro caso de uso fundamentalmente importante e igualmente disruptivo para esses mesmos tipos de chaves; provar a propriedade da chave secreta não revelada sem nunca revelá-la a uma segunda parte.

Consequentemente, a chave pública pode ser armazenada pela outra parte ou sistema e, em seguida, autenticar o usuário posteriormente. Esse foi um avanço revolucionário que permitiu ao usuário autenticar-se em um computador ou sistema sem a necessidade de uma autoridade centralizada para validar o sistema. Isto protege as contas de usuários, protege redes de computadores, e possibilitou a criação da Internet tal qual ela é hoje e, eventualmente, conduziu ao desenvolvimento da tecnologia blockchain.

Criptomoeda e Soberania Digital

O começo da ideia de uma soberania digital foi a reversão monumental do ponto focal de onde está a autoridade. Os próprios usuários agora poderiam ter o controle da “chave” para autenticar um sistema, mesmo se esse sistema ainda fosse controlado e administrado centralmente.

De fato, foi o acesso que o proprietário ou administrador teve a todos os dados armazenados, o que permaneceu como um grande obstáculo. A solução teria que ser aquela que a criptografia não poderia fornecer diretamente. Isso exigiria a operação de um serviço que pudesse suportar a validação baseada em chaves, bem como eliminar a autoridade centralizada sobre o sistema. Esta seria a realização final do acesso soberano a um sistema não autoritário.

Como a criptografia assimétrica levou à soberania digital, a tecnologia P2P deu origem aos primeiros conceitos para sistemas populares descentralizados. Do Napster para o BitTorrent, essas redes permitiam aos usuários distribuir informações sem autoridade central direta. O engajamento na operação e uso dessas redes não era excessivamente alto; particularmente após o lançamento de soluções comerciais para conteúdo como o iTunes. A falta de incentivo para suportar essas soluções distribuídas é um dos principais conceitos que bloqueiam os avanços ainda maiores dessa tecnologia.

Blockchain e Soberania Financeira

A criação de Satoshi Nakamoto, o Bitcoin (a primeira aplicação popular descentralizada usando a tecnologia blockchain) impulsionou a operação de uma rede descentralizada ou P2P. Isso foi feito rastreando as contribuições e o uso de um sistema com uma medida de valor seguro interno. A criptografia monetária resultante era substancialmente mais segura do que qualquer software de banco de dados centralizado existente usado nos mercados bancário, de pagamentos e financeiro.

Essa seria uma proposta de valor única ao competir com redes financeiras legadas e ao fator de habilitação para um sistema descentralizado grande e seguro. O aumento do uso do sistema permitiria que um número significativo de usuários pseudo-anônimos transferisse valor com segurança completamente fora da direção de uma autoridade central, alcançando verdadeira soberania financeira. Este foi um marco que levou muitos pioneiros a investir em criptomoedas a fim de criar um novo sistema financeiro.

Apesar do fato de a criptografia assimétrica e a soberania dos dados de blockchain terem chegado, ainda havia um problema final: entregar acessibilidade e valor para os usuários finais. O Web3 e o Datawallet estão fornecendo a “última milha” aos usuários comuns da Internet com acesso a essa tecnologia revolucionária.

Soberania de Dados

O acesso soberano aos sistemas e redes de computadores normalmente só estava disponível para os usuários mais sofisticados da tecnologia da informação. Embora a World Wide Web fosse uma plataforma de informações muito bem-sucedida para usuários consumidores, o estado dos navegadores no advento da Web não suportava os cálculos necessários para aderir à “autenticação baseada em chave da parte do cliente”.

Com o surgimento da tecnologia blockchain, muitas tentativas começaram a desenvolver um acesso soberano seguro através da web. Nenhuma inovação, porém, poderia resolver o problema de que não havia maneira de dar aos usuários controle “fácil e seguro” das chaves na Web. Além disso, não foi fácil comunicar ao usuário qual era o benefício que ele ganharia com isso.

Até que houvesse recursos de gerenciamento de chaves que fossem fáceis de usar, os benefícios dos dados controlados pelo usuário e o acesso ao serviço não seriam realizados. Uma nova abordagem forneceu acesso a um mercado limitado via plug-ins de navegador da Web com exemplos recentes como o Kryptokit para o Metamask. Com essas tentativas iniciais de colocar as chaves do usuário no navegador, agora o usuário poderia gerenciar suas chaves e, portanto, obter “autenticação soberana” na Web.

Embora tecnicamente inovadores e acessíveis a usuários experientes, esses plugins iniciais não eram tão polidos ou ricos em recursos como os softwares comerciais nas lojas de aplicativos. O gerenciamento de chaves também exigia interações adicionais do usuário que precisariam ser removidas para uma experiência do usuário mais satisfatória.

Chegada da Web3 e a Datawallet

No advento de uma abordagem Web3 ao gerenciamento de chaves, os usuários precisarão gerenciar seus próprios dados para alcançar a plena soberania, em vez de depender de serviços centralizados para armazenar e gerenciar seus dados. As empresas também precisarão de novas maneiras de acessar esses dados de usuários soberanos distribuídos.

Na Datawallet, estamos oferecendo a “última milha” em direção à tecnologia utilizável para uso comum na Internet, para que os usuários possam facilmente assumir a responsabilidade por sua total soberania de dados no domínio digital. Desde ferramentas para coleta, gerenciamento e curadoria de dados até mercados protegidos de privacidade para troca de dados e análise segura de dados, a Datawallet poderá ser o novo padrão para Web3 e blockchain.

Conclusão

A progressão contínua em criptografia aplicada, desde a sofisticação sutil em aplicações especializadas até a inovação em larga escala e sistemas industriais, tem promovido esta tecnologia. Em geral, o blockchain e a criptomoeda tech atingiram agora um estágio em que a soberania digital total é possível. Esta fase final de ruptura na evolução da criptografia e tecnologia dá origem a um sistema digital soberano para os usuários soberanos para contabilizar as transações, independente da autoridade central.

É fácil para nós assumir os avanços anteriores como parte da vida cotidiana sem perceber o quão longe chegamos. No contexto histórico mais amplo, devemos apreciar essa inovação e, portanto, encorajar o terreno que foi estabelecido para nós até agora. Agora estamos entrando no estágio final de nossa progressão em direção ao futuro.

No próximo artigo, vamos explorar a criptografia existente como ela existe na indústria de blockchain.

Fonte: https://medium.com/datawallet-blog/blockchain-promises-digital-sovereignty-b1a9d2a9af3

Liquidez e segurança. Compre bitcoin na corretora que possui as MENORES taxas do mercado. Utilize o cadastro simplificado e veja como é fácil abrir sua conta! Acesse:  https://bit.ly/2SuAHp1

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.