fbpx

Brain Wallets – você confia na sua memória?

Todos os endereços de Bitcoin têm uma chave pública e uma chave privada. Para manter sua carteira segura, você deve escrever a seed (sequência de 12 ou 24 palavras que codificam sua chave privada) ou manter backups de sua carteira e suas chaves. Mas há quem prefira confiar na sua própria memória!

Manter backups seguros é uma tarefa difícil por si só. O que acontece se seus backups forem roubados? Você pode perder todo o seu dinheiro. Existe alguma solução para isso? Algumas pessoas acreditam que as brain wallets (carteiras do cérebro) podem ser a solução.

As carteiras do cérebro são um tipo de carteira de Bitcoin, onde você não precisa fazer backups delas. Você não precisa manter um arquivo digital seguro. Nada. Eles estão apenas trabalhando com uma única senha/frase secreta. Sempre que você quiser trabalhar com sua carteira, basta ativá-la e inserir sua senha mestra nela. Então, com base nessa senha, eles criam seus endereços, mostram seu saldo, permitem que você gaste deles, etc.

Então você deve usá-los, pois eles parecem ser ultra seguros? Não!

Eles têm um grande problema e esse é o ser humano que trabalha com esse tipo de carteira. Como eles trabalham com uma senha que o usuário precisa memorizar para ter acesso à carteira de criptomoedas, os usuários tendem a usar senhas que podem memorizar. E essas senhas geralmente não são seguras.

Você pode pensar que eu posso lembrar, mas essas senhas são possíveis de serem adivinhadas. A maioria dos humanos não pode vir com uma senha que não esteja relacionada a eles, seja várias palavras que nenhuma delas relaciona, não é usada em nenhum outro lugar, tem entropia suficiente, etc. As pessoas geralmente usam senhas que eles usaram em alguma outra lugares, ou talvez no máximo mudar alguns caracteres dessas senhas. Eles podem misturar vários números relacionados a eles ou seus amigos ou pais ou filhos.

Em suma, os humanos não são uma boa fonte de entropia. Isso significa que as senhas que criamos não são boas o suficiente em contextos mais complexos de segurança da informação. Os ladrões podem usar muitas ferramentas de automação e servidores baseados em nuvem, além de bancos de dados de senhas seqüestradas para usar senhas diferentes, usá-las para gerar carteiras do cérebro e verificar o equilíbrio, e se conseguirem uma correspondência, elas transferem facilmente os Bitcoins para suas própria carteira segura. Dinheiro fácil para eles, sem nunca ser pego. Pior, o proprietário legítimo não saberia disso até a próxima vez que verificar o saldo.

Então, não recomendamos que ninguém use carteiras do cérebro. A prática recomendada atual é manter um backup de cópia impressa de sua frase de origem da carteira (geralmente uma frase de 12 ou 24 palavras), escrita em um pedaço de papel mantido em algum lugar seguro.

Fonte: https://medium.com/@keepchange/what-are-brain-wallets-ee86b31a2fc8

Liquidez e segurança. Compre bitcoin na corretora que possui as MENORES taxas do mercado. Utilize o cadastro simplificado e veja como é fácil abrir sua conta! Acesse:  https://bit.ly/2SuAHp1

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
Infochain VIP | Conteúdo Exclusivo em Primeira Mão
Receba em seu e-mail notícias e artigos sobre Blockchain e Criptoeconomia e entenda como essa tecnologia está impactando o mundo.
Não gostamos de spam! E protegeremos seu email como se fossem bitcoins.