fbpx

Brasil: BNDES está usando Ethereum para emitir Stablecoin.

mm

O BNDES está prestes a emitir um token de criptografia projetado para manter a paridade com a moeda nacional. Revelado exclusivamente para o CoinDesk, o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) do Brasil lançará um projeto piloto em janeiro de 2019 para um token do BNDES, que será executado no blockchain do ethereum e tem a paridade de 1 para 1 em reais.

O banco tem feito esse experimento com a stablecoin ao longo de 2018 e agora vai usá-lo para contribuições dedutíveis para instituições culturais. A empresa ConsenSys estará entre as empresas que consultam o banco durante este processo.

Embora o conglomerado de startups não tenha comentado sobre este projeto brasileiro, além de confirmar seu envolvimento, ele está perfeitamente alinhado com as prioridades listadas em um comunicado interno emitido por seu fundador Joe Lubin no início deste mês.

Lubin afirmou que a empresa iria renovar seu foco em ser um consultor de blockchain especializado em arquitetura e design de token. Para o projeto piloto, o banco vai emitir várias centenas de dólares do BNDES para a Ancine, a Agência Nacional de Cinema, para criar e promover roteiros e produções cinematográficas no Brasil.

Como o banco tem um histórico de escândalos de corrupção envolvendo fundos mal alocados e supostos subornos, os criadores do projeto-piloto esperam que os dados públicos do blockchain do BNDES ajudem a reforçar a confiança nos bancos estatais.

A escolha usará os certificados de identificação eletrônica do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), que já são amplamente utilizados pelas empresas brasileiras como documentos oficiais de registro.

“Podemos impor regras usando contratos inteligentes. A empresa que recebe o dinheiro só pode gastá-lo com empresas que trabalham no setor [do cinema]”, disse Vanessa Almeida, gerente de desenvolvimento de sistemas do BNDES, à CoinDesk.

O Banco de desenvolvimento administrado pelo governo brasileiro gerencia o financiamento de projetos que vão desde iniciativos educacionais até a construção de infraestruturas como estradas e barragens.

Fonte: Coindesk

Infochain VIP | Conteúdo Exclusivo em Primeira Mão
Receba em seu e-mail notícias e artigos sobre Blockchain e Criptoeconomia e entenda como essa tecnologia está impactando o mundo.
Não gostamos de spam! E protegeremos seu email como se fossem bitcoins.