fbpx

O que é Ripple: a criptomoeda dos bancos

o que é ripple

A Ripple Labs é uma empresa privada responsável pela criação da RippleNet, uma rede global para instituições financeiras e bancos. Utilizando a blockchain da RippleNet, é possível realizar pagamentos internacionais de baixo custo, instantâneos e com segurança.

Atualmente, se você quiser enviar dinheiro para um amigo ou familiar que esteja por exemplo, no Japão, você terá que pagar altas taxas e esperar um grande tempo de processamento. Os bancos e grandes instituições de pagamento apresentam um processo de inovação lento e pouco eficiente. A Ripple foi criada para resolver esses problemas, facilitando a transferência de dinheiro entre países.

Os bancos e outras instituições financeiras podem utilizar a moeda como fonte de liquidez em tempo real e processar pagamentos globais de forma rápida e barata. A Ripple provê uma infraestrutura robusta para pagamentos rápidos, com baixas taxas e em grande escala, atendendo uma demanda mundial. Por isso, sua rede é muito mais robusta do que a rede Bitcoin. O Bitcoin lida com cerca de 7 transações por segundo, enquanto a RippleNet pode manipular até 1.500 transações por segundo.

E a adesão foi impressionante. Atualmente já existem mais de 100 instituições que utilizam a rede blockchain da Ripple, incluindo o Banco do Santander, Reise Bank, American Express, MUFG, AXIS e etc. E a Ripple é atualmente a moeda com o segundo maior market cap das criptomoedas, com cerca de $13.066.774.481.  

Como a Ripple funciona

O Ripple usa gateways, que performam livros contábeis globais compostos por blockchain privadas. As instituições interessadas podem usar o gateway para ingressar na rede, aproveitar sua infraestrutura e realizar transações muito rápidas e com baixo custo. O interessante da Ripple, é que, diferente do Bitcoin, é possível realizar pagamentos em qualquer moeda (ex. USD, EUR, etc) ou criptomoeda (ex. BTC, ETH).

A infraestrutura da RippleNet permite que aconteça troca de moeda entre todos os tipos de moeda fiduciária. A moeda da rede, o XRP é o responsável por garantir liquidez entre as trocas dessas moedas.

Como comprar XRP: passo-a-passo

Existem basicamente duas formas de comprar XRP: de um negociador P2P ou de uma corretora de criptomoedas que ofereça a negociação com XRP.

Exchange

O processo de comprar bitcoin de uma exchange é muito simples. Porém, não há nenhuma exchange brasileira que ofereça o par XRP/BRL. Para adquirir XRP de uma exchange, primeiro você precisa comprar Bitcoin ou outra criptomoeda com sua moeda local e enviá-la para alguma corretora que negocie XRP.

como comprar ripple

1. Certifique-se de acessar o site oficial. Antes de transferir seus bitcoins para a exchange escolhida, certifique-se de estar acessando o site correto. É comum que existam inúmeros casos de phishing em grandes exchanges, então deixe o link da Exchange salvo nos favoritos.

2.Clique em “Create an Accoount” e preencha os campus que serão exibidos.

como comprar ripple

3.Preencha os campos com seu e-mail, senha (crie uma senha segura com pelo menos 8 caracteres com letras e números), aceite os termos e condições de uso, clique em “register” e resolva o puzzle que irá aparecer.

como comprar xrp

4.Após resolver o puzzle, você receberá um e-mail de verificação. Abra o e-mail e clique em “verify email”.

como comprar xrp

5.Você será encaminhado para uma nova página onde deve clicar em “login”. Ao acessar sua conta pela primeira vez, aparecerá uma mensagem sugerindo que você adicione um segundo fator de autenticação. É importante que você adicione algum dos fatores para garantir a segurança da sua conta.

como comprar xrp
6.Agora você precisar transferir seus bitcoins para sua conta na Binance. Para realizar a transferência, clique no menu superior em “Funds” e depois em “Deposit Withdrawals”.

como comprar xrp

7.Você será encaminhado para uma tela com a lista de todas as criptomoedas disponíveis na plataforma. Procure por “Bitcoin” e clique em “Deposit” no canto direito da tela. A Binance irá criar um endereço de depósito.

como comprar xrp

8.Entre em sua carteira ou exchange e realize a transferência dos fundos para este endereço. Após a confirmação da transferência, selecione a XRP, escolha quanto quer comprar e a que preço. Existem duas formas de comprar a criptomoeda: colocando uma ordem ativa ou uma ordem passiva. A ordem ativa é quando você escolhe comprar no preço atual da moeda. A ordem passiva é quando você escolhe comprar em um preço em que não há qualquer contra-parte. Neste caso, a ordem só será executada quando surgir uma contraparte.

como comprar xrp

P2P

Os p2p são pessoas especializadas em negociar criptomoedas. O primeiro passo é procurar usuários com referência em sites como localbitcoin ou em listas de comunidades e grupos no Facebook. Certifique-se de que o perfil com quem você está negociando é real e o mesmo que consta na lista de referência escolhida. Se tiver dúvidas, peça pela referência da pessoa.

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
Infochain VIP | Conteúdo Exclusivo em Primeira Mão
Receba em seu e-mail notícias e artigos sobre Blockchain e Criptoeconomia e entenda como essa tecnologia está impactando o mundo.
Não gostamos de spam! E protegeremos seu email como se fossem bitcoins.