Como seria um “WhatsApp” de Blockchain?

mm
Flat design concept blockchain. security digital money. Vector illustrations. Isometric box and line.

A empresa Origin, anunciou que está lançando um aplicativo de mensagens, parecido com o WhatsApp, no estilo peer-to-peer (P2P), construído na plataforma Blockchain da Ethereum.

Os criadores do Origin Protocol, um projeto de blockchain que constrói um sistema descentralizado, escreveram em um post, segundo o site Coindesk, que a função de mensagens de código aberto está funcionando com sua demonstração de mercado, criando um canal de comunicação criptografado entre compradores e vendedores.

A tecnologia funciona utilizando os endereços ethereum dos usuários como uma identificação pública, para enviar e receber mensagens de texto, enquanto o conteúdo em si é criptografado por meio das chaves privadas dos usuários. No entanto, segundo o post, uma vez que os dados não serão transmitidos para a rede ethereum, o envio de mensagens não irá incorrer em taxas como as transações normais no ethereum fariam.

Além disso, as mensagens serão armazenadas usando o sistema Interplanetary (IPFS), uma tecnologia que distribui dados através de uma rede de computadores e pode vincular-se a informações em uma blockchain.

Como um mercado descentralizado pode enfrentar disputas entre compradores e vendedores, o aplicativo adota a norma ERC-725, que vincula a identidade a um endereço específico e também permite que um terceiro analise históricos de conversas, uma vez concedida a permissão por um dos participantes.

O lançamento do aplicativo vem depois que a Origin arrecadou US$ 6 milhões por meio de uma oferta inicial de moedas em junho.

Fonte: Coindesk
https://www.coindesk.com/origin-is-rolling-out-a-decentralized-messaging-app-built-on-ethereum/

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.