Concorrente da Wikipédia lança plataforma Blockchain.

mm
http://www.microstock.gr/istock/technology.jpg

O Everipedia, concorrente da Wikipédia, anunciou o lançamento de sua plataforma baseada em Blockchain (sistema em cadeia de blocos que garante o registro descentralizado das informações), permitindo que os usuários ganhem “IQ tokens” para adicionar ou editar artigos na plataforma. Esses tokens, por sua vez, permitirão que os usuários participem e votem em questões de governança de rede.

A informação é do site Coindesk, que explicou que os desenvolvedores do Everipedia esperam que esse tipo de modelo garanta que a plataforma permaneça totalmente independente de doações ou anúncios.

Ao mesmo tempo, o impulso para a descentralização tem o objetivo de tornar a própria plataforma “não-censurável”.

Embora o Everipedia já fosse acessado por qualquer pessoa, o lançamento da nova plataforma significa que ele passará de um serviço de hospedagem da Web tradicional para uma blockchain com um novo URL (endereço do site).

A base usada é a construída sobre a plataforma blockchain EOS, para a qual a Everipedia se mudou no início deste ano.

O Everipedia informou, ainda, de acordo com o Coindesk, que distribuiria seus tokens por meio de um airdrop (aplicativo de compartilhamento de arquivos), depois que a EOS fosse lançada. Qualquer usuário que possuísse tokens EOS poderia receber “IQ tokens”, segundo a companhia, na época.

A startup destaca que o co-fundador da Wikipedia, Larry Sanger, é seu atual diretor de informações, como relatado anteriormente pelo CoinDesk.

Em um comunicado, Sanger elogiou o lançamento, dizendo:

“estamos entusiasmados em liberar nossa rede, que permite aos usuários votarem e criarem artigos de forma descentralizada pela primeira vez”.

O que você acha da Wikipédia ter um concorrente?

Deixe sua opinião.

Fonte: Coindesk
https://www.coindesk.com/wikipedia-competitor-everipedias-blockchain-is-now-live/

 

Siga nossas páginas nas redes sociais!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.