fbpx

Criador de políticas do BC Europeu chama criptomoedas de “contos de fadas”.

mm
criptomoedas conto de fadas

Um membro do Conselho de Presidentes do Banco Central Europeu (BCE) alertou que “a bolha [da criptomoeda] já começou a desmoronar”, informou a Bloomberg em 7 de janeiro. Falando em uma conferência em Riga, na Letônia, Ardo Hansson – que também é presidente do banco central da Estônia – afirmou que as moedas digitais vão acabar como “um absoluto monte de bobagens”.

O funcionário advertiu que “a bolha já começou a desmoronar  e talvez devêssemos apenas assistir até onde vai esse colapso e o que resta quando chegarmos a um novo tipo de equilíbrio”. Hansson acrescentou:

“Acho que voltaremos daqui a alguns anos e diremos como poderíamos ter chegado a essa situação em que acreditávamos nesse tipo de história de conto de fadas.”

 

Hansson também teria enfatizado a necessidade de se concentrar na questão da proteção ao investidor de criptomoedas, observando que as moedas digitais poderiam ser usadas para atividades ilegais. O presidente do banco central também enfatizou as preocupações em torno da estabilidade financeira, dado o aumento das ligações entre os ativos digitais e o setor financeiro regulamentado tradicional, segundo a agência Cointelegraph.

Como relatado anteriormente, o criador de políticas do BCE apoiou as críticas do presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, sobre o estabelecimento de uma criptomoeda nacional na Estônia, o Estcoin. Draghi disse à época que “nenhum Estado membro pode introduzir sua própria moeda; a moeda da zona do euro é o euro.”

Em novembro, o membro do Conselho Executivo do BCE Benoit Coeure também criticou o Bitcoin (BTC), afirmando que “poucos lembram que Satoshi [Nakamoto] incorporou no bloco-gênese uma manchete do Times de janeiro de 2009 sobre o resgate dos bancos do Reino Unido. O Bitcoin é o germe maligno da crise financeira.”

Em contraste com a declaração de Coeure, o vice-presidente da Comissão Europeia, Valdis Dombrovskis, declarou em setembro que a União Europeia se concentrará no desenvolvimento da classificação de criptoativos e no mapeamento regulatório. Dombrovskis disse à época que os ativos digitais estão “aqui para ficar”, e que o mercado cripto ainda “continua a crescer”, apesar da “recente turbulência”.

Infochain VIP | Conteúdo Exclusivo em Primeira Mão
Receba em seu e-mail notícias e artigos sobre Blockchain e Criptoeconomia e entenda como essa tecnologia está impactando o mundo.
Não gostamos de spam! E protegeremos seu email como se fossem bitcoins.