fbpx

As criptomoedas são uma ameaça aos bancos?

bancos

Uma das questões permanentes para a criptografia é a ameaça à indústria de serviços bancários e financeiros? Ou, inversamente, as preferências do JP Morgan são uma ameaça ao Ripple (XRP)?

O Bitcoin na Lightning Network poderia ver uma atividade crescente como a que vemos no Square’s Cash App. Na era dos ecossistemas privados fechados, sabemos que o JP Morgan e o Facebook criarão stablacoins internas que poderiam colocar criptos tradicionais sob pressão.

No entanto, o Bitcoin ainda tem uma legitimidade incrível em uma era de adoção de blockchain e transformação cripto-econômica. O Bitcoin é o primeiro participante de uma nova classe de ativos digitais, em termos gerais. Ainda não está claro se o Ethereum será o herdeiro ou será apenas outro ecossistema de blockchain público, juntamente com o EOS e o Tron, onde ocorre um ecossistema dApp vibrante.

A criptomoeda é um risco para os bancos e para a estabilidade financeira global?

Recentemente, no entanto, no início de 2019, o Comitê de Supervisão Bancária de Basileia, um grupo de autoridades bancárias internacionais, alertou que o crescimento das criptomoedas representa uma série de riscos para os bancos e para a estabilidade financeira global.

Enquanto os governos lidam com as preocupações regulatórias, a natureza descentralizada das criptomoedas preocupa instituições altamente centralizadas, como os bancos.

Este comitê – que faz parte do Bank for International Settlements (BIS), amplamente considerado o banco central dos bancos centrais – publicou um comunicado identificando as principais áreas de risco que incluem notavelmente:

Liquidez
Riscos de crédito e mercado
Risco operacional (incluindo riscos de fraude e problemas com ciber-segurança)
Branqueamento de capitais e risco de financiamento do terrorismo
Riscos legais e de reputação.
Você pode ler a declaração aqui (em inglês).

Embora o mercado de criptomoedas permaneça pequeno em relação ao do sistema financeiro global e os bancos tenham exposições diretas muito limitadas, o Comitê considera que o crescimento contínuo de plataformas de negociação de criptoativos e novos produtos financeiros relacionados à criptografia tem o potencial de levantar preocupações de estabilidade financeira e aumentar os riscos enfrentados pelos bancos.

Aqui eles estão dizendo que a criptomoeda não é um risco para interromper o sistema bancário, mas sim desestabilizar a estabilidade econômica.

Em junho de 2018, esse grupo do BIS já disse o seguinte em seu Relatório Econômico Anual relacionado a criptomoedas:

As transações são lentas e caras
As transações são propensas ao congestionamento
Transações de criptomoeda não podem escalar com ampla demanda
Melhores Práticas para Bancos que Tratam das Criptomoedas
Acho isso bastante fascinante, a declaração até mesmo delineia a devida diligência quando os bancos precisam lidar com criptomoedas, incluindo:

Diligência devida
Governança e gerenciamento de risco
Divulgação
Diálogo de supervisão

Certamente é uma postura preventiva, aquela pela qual os bancos vêem criptomoedas, especialmente o Bitcoin. Parece que eles prefeririam copiar os aspectos da criptomoedas enquanto a controlem por si mesmos.

Estranhamente, em grande parte da literatura da parte dos bancos, não há menção de como a descentralização como um movimento seja um fator de risco para o futuro funcionamento dos bancos e serviços financeiros, apesar da considerável adoção pelas populações de Millennials e GenZ globalmente. Ou seja, não é o tipo de relatório de risco que você espera ou deseja ver, é simplesmente o ataque usual do Bitcoin na perspectiva dos entusiastas da criptomoeda.

Enquanto isso, aparentemente, o CBOE suspendeu os futuros do Bitcoin e está considerando conceder o mercado à CME. É apenas inevitável que os bancos centrais criem moedas fiduciárias na blockchain como moedas digitais. O que está claro de tudo isso é que haverá muitos tipos de transações criptográficas no futuro próximo, alguns fiat, alguns Bitcoins, alguns simplesmente dentro de ecossistemas privados e outros inovando novas iniciativas blockchain completamente.

O Bitcoin não é um risco para o setor bancário em si, mas a complexidade dos ativos digitais e da criptomoeda significa que o futuro do dinheiro é tudo menos estável e associado à incerteza econômica global. Para hiperabastecimento, a inflação pode ser a melhor alternativa. Os serviços financeiros e bancos precisam incorporar a criptomoeda em seus serviços para reter e atrair Millennials e GenZ, que são tentados a migrar para bancos digitais e online, e a negociar mais em exchanges de criptomoedas, em vez de Wall Street, que vê menos participação de jovens.

A interseção de bancos centrais e criptomoedas

O BIS, no entanto, traz alguns pontos muito bons.

Sua missão é servir os bancos centrais em sua busca pela estabilidade monetária e financeira, fomentar a cooperação internacional nessas áreas e atuar como um banco para os bancos centrais. Dado seu mandato, seu papel é cauteloso e para fazer recomendações de políticas regulatórias.

Criado em 1930, o BIS é detido por 60 bancos centrais, representando países de todo o mundo que, juntos, representam cerca de 95% do PIB mundial. Sua sede é em Basileia, na Suíça e tem dois escritórios de representação: na RAE de Hong Kong e na Cidade do México. Seu papel entre os bancos centrais parece significativo, incluindo:

fomentar a discussão e facilitar a colaboração entre os bancos centrais
apoiar o diálogo com outras autoridades responsáveis ​​pela promoção da estabilidade financeira
realização de pesquisa e análise de políticas sobre questões de relevância para a estabilidade monetária e financeira
atuando como uma contraparte privilegiada para os bancos centrais em suas transações financeiras
servindo como agente ou curador em conexão com operações financeiras internacionais

Fonte: https://medium.com/utopiapress/is-bitcoin-a-risk-for-banks-f393b08f746c

Liquidez e segurança. Compre bitcoin na corretora que possui as MENORES taxas do mercado. Utilize o cadastro simplificado e veja como é fácil abrir sua conta! Acesse:  https://bit.ly/2SuAHp1

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
Infochain VIP | Conteúdo Exclusivo em Primeira Mão
Receba em seu e-mail notícias e artigos sobre Blockchain e Criptoeconomia e entenda como essa tecnologia está impactando o mundo.
Não gostamos de spam! E protegeremos seu email como se fossem bitcoins.