Criptomoedas para HODL durante este “inverno Cripto”.

Em um artigo recente para a Coindesk intitulado How to Last the Crypto Winter, o líder do projeto Decred, Jake Yocom-Piatt, descreve a complexidade enfrentada por investidores e projetos na, ainda nascente, indústria de blockchain.

O artigo inteiro é excelente e vale a pena ler, mas havia uma parte em particular que se destacou para mim.

Ao discutir a complexidade para os investidores em criptomoedas e o que leva aos ciclos de expansão do mercado (ex .: 2017 x 2018), Yocom-Piatt disse:

“Há uma minoria que é incrivelmente bem informada e uma maioria que é bastante desinformada”.

 

Essa lacuna de conhecimento geralmente beneficia os bem informados às expensas diretas dos desinformados, de modo que os primeiros são incentivados a manter esse arranjo.

Essa discrepância entre os níveis de competência do investidor não surpreende quando você considera que tipo de investimento estamos fazendo. Não são marcas globais com lojas em shopping nem plataformas on-line com centenas de milhões de usuários. Não há relatórios trimestrais de vendas nem diretrizes regulatórias bem estabelecidas.

No final do dia, tudo se resume ao código. E a maioria dos investidores não consegue lê-lo.

Código verdadeiramente sólido – código que vale a pena suportar um valor de mercado multimilionário ou multibilionário – é incomum. Projetos com proposições de valor coerente que poderiam atrair o capital de risco tradicional são, da mesma forma, incomuns.

Finalmente, as equipes com ética e integridade fortes que podem ser confiáveis ​​para fazer o certo pelos investidores, ao máximo de suas habilidades, são – você adivinhou – incomuns.

Uma coisa que é comum no setor de criptomoedas é marketing. E o objetivo do marketing em qualquer setor não é usar a lógica e a educação para informar os investidores, para que eles possam fazer escolhas racionais de investimento. O objetivo do marketing é fazer com que você sinta as emoções associadas ao produto que está sendo comercializado.

Marketing é muitas vezes projetado para fazer você sentir dor na forma de insegurança, medo (FOMO) e insatisfação. Em seguida, ele tenta convencê-lo de que, se você comprar esse produto (ou investir nesse token), você se sentirá seguro, confiante e satisfeito.

Este é o segredo que você DEVE saber se quiser ter sucesso neste setor: as emoções são o seu pior inimigo quando se trata de investir e negociar. Quando você toma decisões baseadas em emoções, o mercado lhe recompensa pegando seu dinheiro e redistribuindo-o àqueles que são menos emocionais e mais bem informados do que você.

O apego emocional é a razão pela qual algumas pessoas na comunidade #Substratum estavam em negação quando confrontadas com evidências sugerindo que alguns de seus fundos de ICO haviam sido usados ​​indevidamente.

Se você está emocionalmente ligado às suas opções de investimento, já está lutando uma batalha difícil. Acrescente a isso uma falta de ceticismo geral ou preguiça quando se trata de fazer sua própria pesquisa completa, e as probabilidades estão ainda mais altas contra você.

Então, o que fazer?

Atravesse a lacuna de conhecimento.

Investir é um jogo, e quanto melhor você entender as complexidades de como o jogo é jogado, melhores serão suas chances de sucesso.

Se você não tem experiência em tecnologia ou finanças e não passou por mais de um ciclo completo de mercado de criptomoedas, então é quase certo que muitas pessoas no mercado têm uma vantagem sobre você. Mas você não precisa saber como codificar ou ter mais de 10 anos de experiência nos mercados financeiros para se separar da maioria desinformada que perde dinheiro.

Apenas compreendendo o papel que o marketing desempenha na indústria e o padrão de ceticismo sempre que você ler uma promoção de certas criptomoedas, você já estará imensamente melhor do que a maioria.

Em seguida, com um entendimento de que o mercado irá puni-lo por ser ainda mais emocional, sua probabilidade de sucesso irá aumentar.

Por último, mas não menos importante, fazer sua própria pesquisa e se concentrar criticamente nas proposições de valor e nas reputações das equipes nas quais você está investindo – em vez das promessas que eles fazem – pode impulsioná-lo por toda a ponte (todo o caminho) para a minoria bem informada.

Eu não sou cientista da computação, nem trabalhei em finanças. No entanto, esses fatos não me impediram de trabalhar muito para obter uma vantagem competitiva no mercado, aprendendo sobre criptografia, teoria dos jogos, a história do dinheiro e muitos assuntos mais relevantes.

Se você estiver disposto a investir grandes porcentagens de seu portfólio em moedas digitais, algum entendimento de cada um desses tópicos pode ser altamente vantajoso.

Top 3 HODLs em My Portfolio.

Eu aprendi algumas lições da maneira mais difícil neste inverno das criptomoedas, e compartilhei algumas das mais importantes dessas lições com você no texto acima.

O que segue é uma visão geral das três criptomoedas que eu tenho mais confiança no HODL durante a duração do inverno digital.

Você pode e deve ser cético, e você não deve interpretar isso como um conselho de investimento.

Dito isto, tenho muita convicção, baseada em incontáveis ​​horas de pesquisa, participação nas comunidades de criptomoedas e pensamento crítico. Se você quiser descobrir o porquê, encorajo-o a continuar lendo!

Eu pensei em deixar o Bitcoin fora deste artigo só porque é uma escolha óbvia. Depois de pensar um pouco mais, isso não pareceu certo.

O Caso Bullish para Bitcoin continua sendo um bom caso para qualquer criptomoeda. Bitcoin pode não ser perfeito, mas não deixa de ser uma alternativa superior a moedas fiduciárias e outras criptomoedas, graças à sua escassez, resistência à censura, transferibilidade e resiliência, para citar apenas algumas de suas importantes propriedades.

Como a criptomoeda com o mais longo histórico e, de longe, o maior reconhecimento de nome, o Bitcoin tem a maior probabilidade de obter alguma medida significativa de adoção como reserva de valor – dando-lhe um valor de mercado de vários trilhões de dólares como resultado.

O trabalho mais coerente que li sobre a lógica por trás dessa crença é o “Investimento de um investidor (institucional) de criptomoedas”, de John Pfeffer.

Nada de significativo mudou nos fundamentos do Bitcoin durante o ano passado, além do mercado de baixa. Na verdade, o crescimento acelerado da Lightning Network dá ao Bitcoin um case muito mais forte agora do que durante os picos frenéticos do mercado em alta, embora eu seria negligente em não mencionar que a Lightning Network não resolve todos os problemas de escala do Bitcoin.

Considerando tudo, Bitcoin ainda é o HODL mais forte em criptomoedas.

Em seguida, o projeto que já mencionei indiretamente neste artigo: Decred.

Decred se diferencia em governança baseada na comunidade, forte engenharia e transparência da equipe do projeto, e um sistema híbrido de prova de trabalho/prova de participação que torna extremamente caro o ataque de 51% em relação a outras moedas de tamanho de capitalização de mercado semelhante.

Existem inúmeras razões pelas quais estou HODLing Decred e compro mais durante o inverno das criptomoedas.

Uma característica que vale a pena mencionar é a sua DEX, única baseada em trocas atômicas, que discuti com maior profundidade em um artigo anterior, “Por que você deve ficar de olho no Decred”. Embora essa DEX não deva impactar diretamente o preço da DCR, é mais um indicador do enfoque tecnológico e da dedicação da Decred para levar o fluxo de criptomoedas para o mainstream.

Eu poderia continuar, mas o espaço é curto, então vou cortar o meu raciocínio para fazer do DCR uma grande parte do meu portfólio.

Em outubro passado, a Decred lançou a Politeia – a ferramenta mais avançada do setor para governança descentralizada. Com uma comunidade bem informada e altamente orientada para o ethos, o futuro da Decred está agora nas mãos de suas partes interessadas.

Meu investimento em Decred se resume a uma questão não respondida sobre qual propriedade é melhor entre resiliência e adaptabilidade. Onde o Decred é construído para evoluir e melhorar de forma relativamente rápida, o Bitcoin é bastante resistente a mudanças – um fato que até agora levou a algumas grandes fraturas na comunidade Bitcoin e muitos hard forks (bifurcações).

Agora, é possível que a falta de adaptabilidade do Bitcoin seja um recurso – não um bug – e que uma reserva de valor amplamente adotada precise ser extremamente difícil de mudar.

Por outro lado, também é possível que a adaptabilidade superior do Decred permita escalar e crescer, rico em recursos, em um ritmo muito mais rápido do que Bitcoin, mantendo as propriedades fundamentais que as duas moedas compartilham, como a escassez (ambos têm uma oferta fixa de 21 milhões) e resistência à censura.

Como não tenho certeza sobre qual será o resultado desse experimento de criptomoeda, é racional proteger minhas apostas. Decred, na minha opinião, é a melhor cobertura contra o Bitcoin que existe hoje no mercado de criptomoedas.

A categoria de criptomoedas com “plataforma de contrato inteligente” é uma das mais diversificadas e competitivas. A Ethereum tem sido a líder clara nos últimos anos, mas está lutando pesadamente para escalar e ainda tem uma transição extremamente incerta para a prova de participação à sua frente.

O Bitcoiner Tuur Demeester twittou sobre uma interessante teoria de que o Ethereum pode ser o Yahoo dos nossos dias, referindo-se ao fato de o Yahoo ter sido avaliado em mais de US$ 100 bilhões durante a bolha das pontocom, mas nunca mais ter voltado àquelas alturas.

No interesse da transparência, direi que ainda estou investindo no Ethereum devido em grande parte à sua comunidade de desenvolvimento líder no setor.

Mas se seguirmos a suposição totalmente plausível de que a Ethereum não será a plataforma de contrato inteligente vencedora, isso levanta a questão de qual concorrente usar. Respondendo a essa pergunta corretamente, é como investir no Google, em vez do Yahoo em 2004.

Cardano é a criptomoeda na qual estou apostando, e aqui estão algumas razões:

*  Cardano está se desenvolvendo de forma lenta e estável por meio de um processo de revisão acadêmica rigorosa, uma abordagem única que a torna inovadora e confiável.

*  Charles Hoskinson, CEO da IOHK, é um dos líderes técnicos mais qualificados em todo o setor e está no mundo dos contratos inteligentes desde o início, tendo trabalhado bastante na Ethereum e na Ethereum Classic.

*  Apesar do progresso consistente no desenvolvimento, incluindo a entrada da fase Shelley no primeiro trimestre de 2019, Cardano ainda está voando abaixo do radar em comparação com outras criptomoedas de plataforma. Isso não é tão surpreendente, dado que a abordagem de longo prazo de Cardano não tem o mesmo flash e hype que as campanhas de marketing de sucesso de outras cripto, os chamados “Ethereum Killers”. No meio de um inverno das criptomoedas, no entanto, todos os dias, a engenharia bem-sucedida é executada sobre marketing de sucesso.

*  Cardano está estabelecendo uma presença no mundo em desenvolvimento, prestando atenção especial à África, às regiões subdesenvolvidas da Ásia e da América do Sul. Onde quer que a infraestrutura existente esteja em falta, as criptomoedas podem fazer uma diferença positiva imediata na vida das pessoas, e Cardano está se posicionando para ganhar uma grande parte daqueles que adotaram precocemente.

Considerando tudo, Cardano parece ser a organização mais responsável e competente em todo o espaço de contrato inteligente. Eu não tenho os recursos tecnológicos para realmente analisar qualquer uma dessas plataformas muito profundamente abaixo da superfície, então isso se resume a escolher a equipe e a comunidade mais fortes.

A esse respeito, Cardano é uma escolha óbvia.

Conclusão

O inverno cripto tem sido o oposto de uma alt-season até agora, com o Bitcoin mantendo o valor de mercado em relação a todas as principais moedas desde que a bolha especulativa estourou.

Sem fortes evidências para sugerir que o mercado está mudando no futuro próximo, eu não sou a favor de diversificar em um monte de altcoins ainda. O inverno é apenas para sobreviver, para que você possa prosperar na primavera. E com o BTC, o DCR e o ADA, estou ansioso para descobrir como a primavera será próspera.

Este texto foi originalmente publicado nesta página.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.