fbpx

Blockchain: Departamento de Energia dos EUA vai financiar projetos de pesquisa.

mm
usa estados unidos fósseis

O Departamento de Energia dos EUA anunciou um financiamento federal de até US$ 4,8 milhões para universidades que trabalham em projetos R&D, incluindo aquelas relacionadas ao blockchain.

Anunciado na segunda-feira, o financiamento está sendo disponibilizado através do Escritório de Energia Fóssil do departamento como parte da iniciativa “Treinamento e Pesquisa Universitária”, destinada a desenvolver aplicações de energia fóssil, segundo a agência Coindesk.

Os projetos sob essa iniciativa visam alcançar vários objetivos, incluindo o desenvolvimento de tecnologias em estágio inicial para recursos energéticos domésticos mais acessíveis e redes elétricas melhoradas, disse o departamento.

Uma das áreas alvo de financiamento é a tecnologia blockchain que “protegeria os dados de sinal do processo e outros fluxos de informação dentro de redes de sensores distribuídos para sistemas de geração de energia baseados em fósseis”.

Entre outros projetos em potencial que não incluem necessariamente blockchain, estão aqueles que explorariam recursos computacionais avançados para usinas de carvão, para gerar resultados analíticos, melhorar os processos de reutilização de água e investigar ciências físicas e biológicas. A ideia é medir elementos químicos dentro de cinzas de carvão.

O departamento disse que financia projetos de pesquisa e desenvolvimento para reduzir o “risco e o custo” de tecnologias avançadas de energia, baseada em combustíveis fósseis e fazer uso mais sustentável de recursos fósseis nos EUA.

Esta não é a primeira vez que o departamento procura explorar blockchain para melhorias tecnológicas. Em janeiro passado, fez parceria com a BlockCypher para desenvolver soluções que permitissem que as transações de energia fossem estabelecidas em várias blockchains.

E, em julho de 2018, o departamento concedeu uma doação de quase US$ 1 milhão para a Grid7, uma startup de blockchain baseada no Colorado, em uma ação para avançar no desenvolvimento de uma rede de energia descentralizada.

Infochain VIP | Conteúdo Exclusivo em Primeira Mão
Receba em seu e-mail notícias e artigos sobre Blockchain e Criptoeconomia e entenda como essa tecnologia está impactando o mundo.
Não gostamos de spam! E protegeremos seu email como se fossem bitcoins.