Eles não entenderam ainda: PwC quer auditar uso de blockchain

A empresa de auditoria apresentou um novo serviço para os clientes que usam blockchain

Se a tecnologia blockchain pode validar transações da forma como um auditor faz tradicionalmente, qual será o novo trabalho de um auditor? A PricewaterhouseCoopers LLP respondeu: auditar a blockchain.

A empresa de auditoria apresentou um novo serviço nesta sexta-feira que proporcionará um olhar de fora sobre o uso de blockchain pelos seus clientes — garantir que as empresas estão implementando e usando corretamente e permitindo que as pessoas dentro de uma empresa monitorem continuamente as transações em blockchain. Este novo passo facilitará e incentivará empresas a usarem a nova tecnologia, diz PwC. Atestando que tudo está indo como planejado ajudará a amenizar quaisquer preocupações internas sobre o blockchain, fazendo com que as pessoas se sintam mais à vontade com seu uso, acrescenta.

“Há uma tendência natural das pessoas com novas tecnologias, elas ficam desconfiadas”, disse A. Michael Smith, um parceiro da PwC responsável pelas soluções internas de auditoria de tecnologia, em entrevista ao The Wall Street Journal. “Terá de haver algum tipo de validação independente de que a tecnologia está funcionando como planejado”.

O Blockchain fornece um registro imutável de transações usando registros descentralizados. Até agora, está mais associado à ascensão das criptomoedas como Bitcoin, mas a tecnologia pode ser usada na verificação de identidade online, gerenciamento da cadeia de suprimentos e em muitas outras formas. Na medida em que é usado para verificar a das transações financeiras de uma empresa, ele pode desempenhar parte do trabalho de um auditor.

Mas a nova tecnologia ainda enfrenta uma série de obstáculos de implementação, diz PwC – questões legais e de compliance em empresas e outras organizações, questões de controles corporativos e gerenciamento de riscos. O Blockchain em si é muitas vezes considerado inviolável, mas implementá-lo apresenta o mesmo tipo de desafios que uma empresa enfrenta com qualquer implementação de tecnologia da informação.

“As equipes de compliance não sabem o que fazer com isso”, disse Vicki Huff, líder mundial em inovação da PwC.

Esse tipo de preocupação com os clientes da PwC começando a usar o blockchain levou a empresa a formular um novo serviço. À medida que as transações ocorrem na blockchain, a PwC as registra e aplica controles e critérios de teste e permite que os usuários dentro de uma empresa monitore, visualize e teste transações em tempo quase real.

Entre os clientes iniciais que utilizam o produto, a PwC diz, é uma grande bolsa de valores que precisa verificar se o seu processo de pagamento em blockchain está funcionando como o planejado. Outro cliente: um fornecedor de carteiras digitais, que está usando o produto da PwC para verificar o processamento de suas transações. A PwC recusou-se a nomear as empresas.