fbpx

ETF: Regulador Financeiro do Japão pode aprovar criptomoedas.

mm
fundo negociado bolsa japão criptomoedas

A Agência de Serviços Financeiros do Japão (FSA) está aberta à aprovação de fundos negociados em bolsa (ETFs) exclusivos de criptomoedas, como o Bitcoin.

Uma reportagem da Bloomberg, citando uma pessoa “familiarizada com o assunto”, disse que a FSA está atualmente verificando o interesse institucional em ETFs que rastreiam criptomoedas e podem, em último caso, seguir adiante com a ideia.

Segundo a agência Coindesk, o governo do Partido Liberal Democrata do governo do Japão apresentará um projeto de lei até março deste ano, que poderia incluir tal mudança por meio de emendas às regras financeiras existentes. O projeto, que também traria mais supervisão da indústria do setor poderia entrar em vigor até 2020.

No entanto, a Bloomberg acrescentou que a FSA agora abandonou os planos de incluir a aprovação para a negociação de derivativos de criptomoedas nas bolsas financeiras devido a preocupações de que os produtos levariam principalmente à especulação.

O aumento do escrutínio do setor cripto no Japão segue-se a uma grande invasão da corretora Coincheck em janeiro, que viu cerca de US$ 533 milhões em criptomoedas roubadas. Os ETFs de moedas digitais são vistos por muitos observadores do mercado como um meio de trazer capital institucional para o setor.

Nos EUA, vários players planejam lançar tais produtos, embora a Securities and Exchange Commission (SEC) ainda não tenha aprovado nenhum deles. Em agosto, a agência rejeitou nove pedidos de ETF de Bitcoin “para evitar atos e práticas fraudulentas e manipuladoras”, e em dezembro adiou a decisão sobre um produto da VanEck/SolidX até fevereiro.

Além disso, o presidente da SEC, Jay Clayton, disse no CoinDesk Consensus em novembro que ele não vê um caminho para a aprovação do ETF de criptomoedas até que as preocupações com manipulação de mercado sejam abordadas.

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
Infochain VIP | Conteúdo Exclusivo em Primeira Mão
Receba em seu e-mail notícias e artigos sobre Blockchain e Criptoeconomia e entenda como essa tecnologia está impactando o mundo.
Não gostamos de spam! E protegeremos seu email como se fossem bitcoins.