fbpx

Evitando fraudes – Cuidado com Phishing!

Em meados de 2018, lançamos um blog para a nossa comunidade sobre os perigos dos ataques cibernéticos e o que observar, ao realizar transações on-line e participar de projetos blockchain. Embora o artigo original tenha sido direcionado a nossos membros, as lições que o blog comunicou têm valor para todos.

Lembre-se Se você estiver em dúvida com quem está falando on-line, pare, considere a transação e entre em contato com alguém que possa te ajudar a identificar possíveis fraudes.

Vamos começar

Contas clonadas:

Nas duas imagens abaixo temos uma conta FAKE no lado esquerdo e uma conta REAL no lado direito. Você deve sempre verificar o nome de usuário da pessoa com muito cuidado por erros de ortografia. Como você pode ver (destacado em vermelho), há uma mudança muito sutil na grafia de “adcock” para “adcoc” – perdendo o K, essa pequena alteração pelo potencial fraudador é um clone de um usuário real e uma tentativa de solicitar informações ou fundos.

E-mails falsos:

No exemplo abaixo, podemos ver que “James”, um possível fraudador, entrou em contato usando um email registrado no Outlook.com e mencionou o nome de uma empresa como parte do endereço exclusivo. Às vezes, isso pode ser mal interpretado porque o provedor de e-mail destaca o nome “James” e o sobrenome “Coinlisting” neste caso. Portanto, dando ao leitor a impressão de que James é da Coinlisting. Este não é o caso, como James está usando um domínio do Outlook e pode ser de qualquer lugar!

Também é importante dar uma olhada no idioma usado no e-mail e ver se ele corresponde às suas expectativas de um e-mail recebido de uma organização profissional.

Ofertas fora da realidade:

Costuma-se dizer que, se uma oferta é boa demais para ser verdade, então provavelmente é! Recentemente, tem havido uma onda de fraudadores posando, bem como indivíduos conhecidos que oferecem criptomoedas “GRATUITAS”, se o usuário primeiro pagar uma pequena quantia. Este é um golpe muito comum e é semelhante a loterias falsas, itens a serem entregues golpes e liberando golpes de fundos. Lembre-se, se parece bom demais para ser verdade, provavelmente é.

Conclusão

Esperamos que o exemplo acima tenha lhe dado algumas informações sobre o que procurar ao se comunicar on-line. Certifique-se de verificar novamente uma transação antes de cometer e pergunte a si mesmo se é razoável, ou simplesmente parece bom demais para ser verdade.

Fonte: https://medium.com/@crowdforangels/avoiding-fraudsters-beware-of-phishing-7d7899f98fda

Liquidez e segurança. Compre bitcoin na corretora que possui as MENORES taxas do mercado. Utilize o cadastro simplificado e veja como é fácil abrir sua conta! Acesse:  https://bit.ly/2SuAHp1

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
Infochain VIP | Conteúdo Exclusivo em Primeira Mão
Receba em seu e-mail notícias e artigos sobre Blockchain e Criptoeconomia e entenda como essa tecnologia está impactando o mundo.
Não gostamos de spam! E protegeremos seu email como se fossem bitcoins.