Itaú realiza 1º empréstimo conjunto com Blockchain.

mm

O Itaú Unibanco e o Standard Chartered anunciaram nesta segunda-feira que fizeram a primeira operação de empréstimo sindicalizado, que envolve um grupo de bancos na transação, usando blockchain. A informação é do jornal Valor.

O Blockchain é a tecnologia que está por traz do Bitcoin e descentraliza informações como medida de segurança. De acordo com o Valor, a operação realizada foi uma captação do Itaú no valor de US$ 100 milhões, sendo metade do banco inglês Standard Chartered e, a outra, do banco americano Wells Fargo. Segundo os bancos, essa foi a primeira prova de conceito para esse tipo de transação na América Latina.

As duas instituições financeiras teriam levado seis meses para negociar a operação e para colocá-la em prática, o que teria envolvido 12 funcionários de ambas as instituições financeiras. Ainda de acordo com a reportagem, a transação teria utilizado a plataforma Corda Connect, do consócio R3, do qual fazem parte o Itaú Unibanco, o Bradesco e a B3.

O Valor ainda explica que “com o software licenciado pelo grupo, os participantes podem fazer upload dos dados para uma rede de computadores compartilhada e autenticada. Todos os dados registrados são criptografados e têm a legitimidade garantida, o que reduz conflitos. Revisões, comentários e aprovações são feitas no mesmo documento, de forma transparente e sem papel”.

 

Siga nossas páginas nas redes sociais!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.