NASA é envolvida em pesquisas de Blockchains da Ethereum para exploração do espaço

Um projeto de pesquisas fundado pela NASA e tocado em cooperação com outras empresas está buscando alavancar os contratos inteligentes de blockchains da Ethereum para automatizar manobras feitas por cápsulas espaciais.

Em desenvolvimentos que podem ter implicações significativas para sondas espaciais de alto alcance, o projeto busca usar a tecnologia de blockchains para melhorar e fazer com que comunicação espacial e navegação sejam mais seguras e eficientes.

O projeto chamado de ‘Resilient Networking and Computing Paradigm’ (RNCP), será liderado pelo Dr. Jin Wei Kocsis, professor assistente de engenharia elétrica e computacional na Universidade de Akron.

Com um budget de 330 mil dólares, divididos em três anos, Kocsis tentará desenvolver uma arquitetura cognitiva onde as sondas espaciais não dependerão mais de informações cruciais enviadas pelos cientistas na Terra.

Ao invés disso, o projeto visa usar contratos inteligentes baseados em blockchains da Ethereum para que a sonda possa “pensar” por si mesma e detectar, e desviar, lixo espacial que poderiam causar sérios danos.

Kocsis espera que com uma arquitetura descentralizada, o processo de acumulo análise de dados seja aperfeiçoado à ponto de não ser necessária intervenção humana. Tal análise diminuiria também o processo de cálculos de rotas iniciais já que a sonda se realocaria automaticamente à sua rota inicial.

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.