O que é bitcoin e como funciona

Você está procurando uma forma de aumentar seus lucros, diversificar seu portfólio e aplicar seu dinheiro em algo moderno? A valorização do bitcoin nos últimos anos chamou atenção de muitos investidores. Mas você sabe o que é o bitcoin e como ele funciona?

Se você faz parte dos brasileiros interessados em rendimentos inteligentes e modernos e altas rentabilidades, esse texto é para você. Explicaremos em detalhes o que é o bitcoin, como comprar bitcoin, como ele funciona, como comprar bitcoin e como gastar bitcoin no Brasil.

O que é Bitcoin

O bitcoin é uma moeda digital e um meio de pagamento que permite que qualquer pessoa do mundo compre produtos e serviços e realize transações sem intermediários. Pagamentos com bitcoin são rápidos, baratos, podem ser feitos 24 horas por dia, 7 dias por semana e não tem qualquer limite máximo ou mínimo de transação.

Com o Bitcoin, qualquer pessoa, inclusive aquelas sem acesso à contas bancárias, podem realizar pagamentos apenas com um smartphone. A grande novidade do Bitcoin é que ele não é emitido por nenhuma autoridade central. Sua confiança vem da tecnologia blockchain e do uso da criptografia, para criar um sistema de confiança baseado em matemática.

Em resumo, o bitcoin é o primeiro sistema de pagamento online completamente descentralizado e global. As transações de bitcoin são feita diretamente entre as carteiras dos usuários, sem a necessidade de um banco e por isso não podem ser censuradas ou desfeitas. E também não há custo de custódia dos fundos, tal como pagamos para manter uma conta em um banco.

Como o Bitcoin Funciona

O Bitcoin é um sistema de dinheiro eletrônico peer-to-peer (p2p) ou seja, não existe um ponto central e os participantes estão uns diretamente conectados com os outros. Assim como a internet, que é mantida por vários servidores e não por uma única empresa, também não existe um responsável único pelo Bitcoin.

Quando você acessa um site, há uma troca de informações entre o cliente e o servidor. No caso de uma rede p2p, todos os usuários são ao mesmo tempo cliente e servidor, requisitando e armazenando as informações. O Bittorrent, protocolo usado para compartilhamento de filmes, séries e músicas, talvez seja o protocolo p2p mais famoso do mundo.

O bitcoin funciona da mesma forma que o torrent. Um arquivo é armazenado no computador de um usuário e compartilhado entre os participantes da rede. O bitcoin utiliza a tecnologia blockchain para registrar de maneira imutável, confiável e eficiente as transações que ocorreram e compartilhar esse registro entre todos os interessados.

A blockchain é um registro contábil, compartilhado e distribuído por computadores de usuários no mundo inteiro, que encadeiam as transações dentro de blocos que contém um carimbo de tempo. O registro linear e cronológico do histórico das transações é responsável pela imutabilidade e confiança na rede Bitcoin.

Além de ser descentralizado, o registro das transações via blockchain, torna o histórico das transações completamente público e pode ser auditado por qualquer pessoa no mundo que tenha acesso à internet.

Como Comprar Bitcoin

Existem duas maneiras de comprar bitcoin ou transformar bitcoin em dinheiro: via corretora ou a partir do mercado p2p. Uma corretora ou exchange de criptomoedas é uma empresa que fornece uma plataforma online para compra, venda e transações de criptomoedas. As plataformas são responsáveis por conectar pessoas que querem comprar com pessoas que querem vender, formando um book de ofertas.

O processo de comprar bitcoin de uma exchange é muito simples. Você só precisa abrir uma conta, validar sua identidade, realizar um depósito e realizar uma ordem dentro da plataforma.

A segunda forma de comprar é com vendedores p2p. Os p2p são pessoas especializadas em negociar criptomoedas. O primeiro passo é procurar usuários com referência em sites como localbitcoin ou em listas de comunidades e grupos no Facebook. Certifique-se de que o perfil com quem você está negociando é real e o mesmo que consta na lista de referência escolhida. Se tiver dúvidas, peça pela referência da pessoa.

Apesar da agilidade do processo de compra p2p, esse tipo de negociação pode te dar dores de cabeça. Por isso, é importante conhecer as referências dos compradores e vendedores antes de fechar negócio, pois você não terá nenhuma forma de recuperar seus fundos caso alguém te dê um golpe.

Como Armazenar Bitcoin

Agora que você já sabe como comprar bitcoin, vamos te ensinar como manter suas criptomoedas em segurança, armazenando-as da forma correta. O bitcoin nunca fui hackeado e é resistente à ataques, porém há inúmeras histórias de roubos e furtos de criptomoedas. Isso ocorre porque, apesar da implementação ser segura, o uso incorreto dos usuários abre brechas de segurança.

O primeiro passo para armazenar seus bitcoins é baixar uma aplicação chamada carteira (ou wallet em inglês) confiável. Existem dezenas de carteiras disponíveis que podem ser usadas no desktop, celular, hardware ou browser. Tudo depende do seu desejo e necessidade. Uma boa forma de escolher uma carteira confiável é usar a lista do bitcoin.org como referência.

Não importa onde você escolheu baixar sua carteira, após fazer download do programa, ele irá te dar uma sequência de 12 palavras ou uma sequência de 34 caracteres de números e letras aleatórias, algo como: 5Kb8kLf9zgWQnogidDA76MzPL6TsZZY36hWXMssSzNydYXYB9KF.

 Essa sequência de 12 palavras ou de números e letras aleatório é sua chave privada e a única requisição para movimentar os fundos, por isso, ela deve ser guardada com muito cuidado.

O programa também te dará outra sequência de números e letras aleatórias, algo como: 1CC3X2gu58d6wXUWMffpuzN9JAfTUWu4Kj (começando com 1 ou 3), que será sua chave pública. Ela funciona como o seu endereço de e-mail e pode e deve ser divulgada para todos aqueles que querem se comunicar ou transacionar com você. Já sua chave privada funciona como a senha do seu e-mail, e deve ser mantida em segredo.

A única diferença é que, caso você perca a senha do seu e-mail, é possível pedir redefinição de senha, já no bitcoin isso não é possível. Uma vez que a chave privada foi perdida, os fundos são irrecuperáveis. Por isso, lembre-se de realizar backups seguros.

Onde gastar bitcoin no brasil

Existem vários locais que já aceitam bitcoin e outras criptomoedas como meio de pagamentos por seus produtos ou serviços. O coinmap é uma boa forma de encontrar um lugar para começar a gastar suas criptomoedas.

Acesse o site e explore os estabelecimentos cadastrados que já aceitam as criptomoedas e encontre um local perto de você e comece a utilizar o bitcoin como meio de pegamento.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.