fbpx

Opções para abandonar o uso dos bancos!

A comissão real bancária australiana (Australian banking royal commission ) foi criada em dezembro de 2017. Essa Comissão pretendia examinar as práticas dos prestadores de serviços financeiros, tais como bancos e empresas de financiamento de automóveis. O órgão tem investigado quatro grandes bancos na Austrália, entre outros. A comissão descobriu muitos casos de negligência.

Muitos australianos ficaram desconfiados desde que o relatório foi divulgado publicamente. Em seu comentário, um economista e pesquisador da Blockchain Innovation Hub, Brendan Markey-Towler, disse que isso é especialmente problemático na Austrália, porque quase todos os pagamentos estão ligados ao sistema dos bancos. A controvérsia resultou em um número crescente de australianos que queriam encontrar uma maneira alternativa de gerenciar suas próprias finanças.

Muitas pessoas parecem estar felizes com a solução de Crabs para esconder todas as suas riquezas debaixo dos colchões. Se isso não for realmente uma opção para você, considere cripto-moeda, empréstimos entre pares e cooperativas de crédito.

Quais são as opções aos bancos?

Markey-Towler disse que o avanço tecnológico oferece algumas alternativas. Seu único conselho era para que as pessoas sejam espertas e cuidadosas. Cada escolha tem suas vantagens e defeitos para que todos escolham algo que melhor lhes convier.

A executiva da ASIC Moneysmart, Laura Higgins, concorda com Markey-Towler. Ela declarou que os jovens estão procurando formas inovadoras de gerenciar suas finanças. Ela também acha refrescante e “inspirador” que os jovens estão procurando mais do que formas tradicionais quando se trata de finanças. Algumas das alternativas são criptomoedas, empréstimos p2p e cooperativas de crédito.

Criptomoedas

A Dra. Markey-Tower disse acreditar que num futuro não muito distante poderemos pagar nosso habitual café da manhã, por exemplo, com um Bitcoin.

Ele explicou que muitas pessoas confundem os termos de blockchain e criptomoeda. A criptomoeda é, na verdade, baseada na tecnologia blockchain. Segundo suas palavras, todos em uma rede têm uma certa quantidade de poder de compra. Quando você quiser transferir esse poder de compra, use a moeda relacionada dessa rede. E o blockchain funciona como um registro bancário, acompanhando a quantidade de poder de compra de todos nessa rede.

O Dr. Markey-Tower afirmou que os regulamentos são a única coisa que diminui a velocidade da adesão às criptomoedas de se tornem amplamente usadas todos os dias. Laura Higgins concordou e acrescentou que as exchanges precisam de melhores seus processos. Portanto, o risco ainda é alto, mas continuará se estabilizando à medida que progredirmos.

Empréstimos p2p

Em vez de emprestar dinheiro ao banco, você pode emprestar diretamente de um colega. Dr. Markey-Town afirmou que as plataformas que conectam um mutuário diretamente a um credor são promissoras. Laura Higgins acrescentou que o ASIC regula esse assunto e requer principalmente licenças. Embora pareça que os credores estão a favor, Higgins destacou que, dessa forma, os tomadores de empréstimos podem encontrar uma taxa de juros menor nesse tipo de empréstimo.

Você deve sempre garantir algumas coisas. Na Australia, o credor precisa ter uma Licença Australiana de Serviços Financeiros para que possa ser protegido por lei. Além disso, tomadores de empréstimo sempre devem verificar duas vezes as “letras minúsculas na parte inferior” e pergunte sobre a taxa de juros. Dessa forma, eles se protegerão de muitos riscos em potencial, por exemplo, de uma taxa de juros exorbitante.

Cooperativa de crédito

Higgins sugeriu que as cooperativas de crédito podem ser uma boa escolha, já que são tecnicamente tão seguras quanto os bancos. Os bancos de propriedade do cliente têm responsabilidades diferentes das dos acionistas. Desde 2015, havia 4 milhões de clientes em 93 bancos de propriedade do cliente. Eles incluíram cooperativas de crédito, construção de sociedades e mútuo.

Houve algumas experiências ruins com cooperativas de crédito devido a aquisições. Os clientes que desejam exclusivamente um banco de propriedade do cliente podem ficar desapontados se o pequeno banco se fundir algumas vezes. Em seguida, torna-se um grande que eles pretendiam evitar.

No final, Laura Higgins sempre aconselhava a verificar seus planos financeiros de vez em quando. Talvez eles não sirvam mais para você ou haja uma opção melhor em outro lugar.

Fonte: https://globalcoinreport.com/banking-royal-commission/

Liquidez e segurança. Compre bitcoin na corretora que possui as MENORES taxas do mercado. Utilize o cadastro simplificado e veja como é fácil abrir sua conta! Acesse: https://www.e-juno.com.br/

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
Infochain VIP | Conteúdo Exclusivo em Primeira Mão
Receba em seu e-mail notícias e artigos sobre Blockchain e Criptoeconomia e entenda como essa tecnologia está impactando o mundo.
Não gostamos de spam! E protegeremos seu email como se fossem bitcoins.