Pesquisadores chineses criam “corretora de eletricidade” com blockchain.

A concept showing a network of interconnected blocks of data depicting a cryptocurrency blockchain data on a dark background - 3D render

Pesquisadores de uma das principais universidades da China dizem que desenvolveram uma corretora descentralizada, não para ativos de criptomoedas, mas para energia não utilizada.

A informação é do site Coindesk, que explica que a patente foi solicitada em janeiro pela equipe da Universidade Fudan da China e revelada nos últimos dias. O funcionamento da “corretora de eletricidade”, baseada em blockchain, atribui vendedores de energia e compradores como integrantes da rede e permite que eles comercializem eletricidade não utilizada, sem um intermediário na negociação.

Usando a rede, os chamados “nós” podem transmitir solicitações de vendas ou compras, depois que contratos inteligentes conectarem solicitações correspondentes, com base em dados como volume e preço, e depois acionarão transações – um mecanismo semelhante ao de uma corretora de criptomoedas descentralizada.

O esforço é uma resposta à crescente oferta de energia renovável na China, especialmente a energia solar gerada pelas famílias, que é muitas vezes gerada em excesso em algumas regiões.

Os pesquisadores escrevem que:

“As famílias, então, não têm outras opções a não ser deixar a energia solar não utilizada ser desperdiçada, porque não têm um meio direto de trocar eletricidade”.

Para facilitar as transações através da rede descentralizada, uma moeda digital seria usada entre compradores e vendedores, explicou o pedido de patente.

Embora não esteja claro qual recurso digital a plataforma pode usar, o sistema foi feito até agora para ser construído em dois sistemas blockchain, de acordo com a equipe da Fudan.

“Essa idéia pode ser alcançada em uma blockchain pública, privada ou de consórcio. E neste caso, o sistema foi desenvolvido na plataforma Hyperledger da IBM, bem como na blockchain ethereum, para tornar a eletricidade comercializável e compartilhável dentro de uma comunidade”, segundo informações relatadas pelo Coindesk.

Fonte: Coindesk
https://www.coindesk.com/researchers-build-blockchain-electricity-exchange-they-say-cuts-waste/

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.