Scams: como se proteger?

Por Aline Guerra,

Os mais familiarizados com o universo cripto já estão acostumados a lidar com projetos que arrecadam milhões e depois viram pó, deixando à ver navios muitos investidores. Por esse motivo, este post pode tirar algumas de suas dúvidas, como identificar scams. Mesmo assim, infelizmente sabemos que ainda tomando todas as precauções todos estão passivos a perder recursos.

O significado de Scam basicamente é fraude, uma espécie de golpe montada por pessoas que montam um projeto falso angaria dinheiro e depois somem. É um roubo sofisticado, que utiliza estratégias psicologicamente atrativas. Por isso, primeiramente tenha em mente que o mercado não perdoa quem age com impulso, acalorado pela ambição de ter dinheiro fácil, e inclusive essa é a maior arma de marketing utilizada por empresas mal intencionadas. Assim, é necessário analisar e estar ciente das possibilidades, sendo cauteloso nos investimentos.

A primeira ação e mais importante é realizar o trabalho de ler e se inteirar do ativo que deseja investir. Principalmente para novos projetos, ou que estão no mercado há pouco tempo, a análise técnica, pode até apresentar um gráfico atraente, que, no entanto não assegura um método adequado para se investir.

Não tem segredo, mas é necessário tempo. Se a opção é investir em ICOs, ou novos projetos, recomenda-se que no mínimo:

  • Leia o Whitepaper do projeto. Esse documento explica o objetivo do token, a distribuição, qual problema pretende solucionar, qual a equipe envolvida, o país onde é sediado, a quantidade total de unidades de tokens ou moedas (supply) e o total de investimento que possui como meta.
  • Observe a programação de ações do projeto – chamado de roadmap -, se são possíveis, se estão organizadas. Se um projeto não tem isso, já é um mau indício.
  • Procure a equipe de desenvolvedores no Linkedin. A experiência e a carreira do time envolvido são determinantes no sucesso do projeto.
  • Se o projeto já possui um protótipo no mercado, procure as atualizações no Reddit. Essa comunidade é o meio pelo qual os programadores dos projetos publicam atualizações no MVP dos tokens ou moedas. Um Reddit parado também não é um bom sinal.
  • Converse com os moderadores do token no telegram, investigue quando está prevista a listagem do ativo no site do Coin Market Cap (https://coinmarketcap.com/) (site que reúne os cripto ativos, com seu respectivo valor de mercado). Se isso não estiver nos planos ou no roadmap, esqueça esse investimento.

Dito esses pontos básicos, é importante estar ciente que ainda assim podem-se enfrentar intempéries aplicando recursos nessas modalidades. Como exemplo, podemos citar o caso do token Centra $CTR, voltado para funcionalidade de pagamentos com criptomoedas. No dia 3 de abril foi noticiado por diversos canais especializados que a Securities and Exchange Commission (SEC) acusou os fundadores do token – Robert Farkas e Sohrab “Sam” Sharma – de terem arrecadado 32 milhões de dólares em sua ICO, com a falsa promessa de ter parcerias com a Mastercard, Visa e Bancorp, que permitiria as empresas de cartão de débito que os usuários convertessem seus tokens de CTR em dólares americanos ou em outras ofertas legais, alega a denúncia. Imediatamente após a manchete o valor do ativo no mercado despencou e uma das maiores e mais respeitadas Exchanges onde estava listada, a Binance, deslistou o token. Veja o gráfico da Centra ($CTR) abaixo, retirado do site do Coin Market Cap, que aponta o declínio do preço. Além disso, nenhuma Exchange negocia mais o ativo, ou seja, está fadado à extinção.

Até mesmo a SEC, que vem fiscalizado o movimento de fraudes nos EUA, criou uma falsa ICO, e depois divulgou com o intuito de alertar os investidores. Segundo a Coin Telegraph, a moeda chamada Howeycoin, tem site, White Paper, equipe desenvolvedora, tudo falso. Ao tentar adquirir o ativo, clicando em “Buy coins” se era levado à página da SEC que alertava sobre o golpe. Segundo a agência americana tudo foi criado com a finalidade educacional.

 

Além disso, recentemente, pesquisando no fórum do Bitcoin Talk Brasil (https://bitcointalk.org/index.php?topic=4584743.new#new), encontrei um site que lista as moedas que estão inativas e se tornaram scam https://deadcoins.com/, mostrando inclusive o motivo da derrocada do token.

Por fim, não acredite em mineradoras em nuvem. Diversos golpistas divulgam sites em que seria possível minerar moedas de forma gratuita, ou até mesmo utilizando o poder computacional do PC, que, no entanto oferecem pacotes de Hashrate (unidade de medida de poder de processamento de mineração de criptomoedas (https://altcoin.com.br/glossario/hashrate/), para que a pessoa invista, como se estivesse pagando por um serviço de mineração, e que receberia o retorno posteriormente. É uma isca, à princípio não pague serviço algum, consulte também o site “Bad Bitcoin” citado acima. “Oportunidades” assim aparecem a todo momento e desaparecem com a mesma velocidade que surgiram.

Siga nossas páginas nas redes sociais!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.