SEC já está Revisando um ETF de Bitcoin.

mm
Wall Street sign with the blurred flags of the stock exchange as background. October 2017

A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (Securities and Exchange Commission – SEC) anunciou que começou um processo de revisão formal para o pedido de ETF de Bitcoin proposto pelas empresas VanEck e SolidX.

A agência reguladora agora vai considerar se, de acordo com as diretrizes federais de valores mobiliários, deve aprovar o fundo – chamado de “VanEck Solidx Bitcoin Trust” – para listar na CBOE BZX Exchange:

“Instituição de tais procedimentos é apropriada neste momento em vista das questões legais e políticas levantadas pela mudança de regra proposta. A instituição do processo não indica que a Comissão chegou a conclusões sobre qualquer uma das questões envolvidas.”

A ordem vem como uma surpresa. O CBOE primeiro entrou avaliou uma lista de solicitações do VanEck Solidx Bitcoin Trust em junho, e em agosto a SEC adiou a decisão sobre o pedido, estabelecendo um novo prazo para 30 de setembro. Muitos analistas, incluindo a canadense Canaccord, especularam que a SEC provavelmente adiaria a decisão sobre o fundo mais uma vez, até março de 2019.

Ao contrário da maioria dos ETFs de bitcoin propostos, o fundo VanEck-SolidX sugerido manteria o BTC real – chamado “bitcoin físico” – em vez de contratos futuros da criptomoeda. O fundo também “manterá um seguro abrangente subscrito por várias seguradoras” para “proteger os investidores contra perda ou roubo do bitcoin”.

Embora o fundo estivesse tecnicamente disponível para os compradores de varejo, cada ação representaria 25 BTC (mais de US$ 160.000 na taxa de câmbio atual), de modo que, na prática, provavelmente seria restrito principalmente a investidores e instituições com mais dinheiro. Isso ocorre porque a SEC tem sido especialmente cautelosa ao tornar os produtos de investimento, que considera arriscados, mais acessíveis a compradores não sofisticados.

No entanto, as perspectivas para a aprovação do ETF permanecem pessimistas, uma vez que a SEC até agora derrubou todos os pedidos de ETFs de bitcoin. A Comissária da SEC, Hester Peirce, pediu nos últimos dias que os reguladores estejam mais abertos a produtos de criptomoedas. E ela emitiu uma dissidência formal depois que a comissão decidiu contra um pedido de ETF liderado pelos irmãos Winklevoss. No entanto, até agora ela permaneceu uma voz minoritária na comissão.

A SEC disse que recebeu mais de 1.400 comentários sobre a mudança de regra proposta.

Fonte: CCN
https://www.ccn.com/sec-begins-reviewing-physically-backed-bitcoin-etf-will-examine-1400-comments/

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.