Softbank conclui teste de blockchain para pagamentos móveis.

mm
Conceptual graphic wallpaper cloud computing online storage and computer network connectivity for devices over the internet

A gigante de telecomunicações japonesa Softbank concluiu uma prova de conceito blockchain (PoC) que permite pagamentos móveis P2P em diferentes operadoras.

A Softbank informou nesta quarta-feira que a tecnologia foi desenvolvida em parceria com a startup de Blockchain TBCASoft e também com a Synchronoss, uma empresa listada na Nasdaq que entregou um protocolo de comunicações de substituição de SMS chamado RCS no Japão.

Com base no anúncio, os parceiros criaram em conjunto a PoC baseada em blockchain, que integra o RCS com uma rede distribuída entre as operadoras participantes.

O sistema destina-se a ser implantado entre operadoras móveis, para substituir o tradicional sistema de mensagens de texto SMS por um conjunto mais rico de recursos, como o envio de conteúdo multimídia, documentos e chamadas de voz, por meio das redes de operadoras, em aplicativos móveis.

A Softbank explicou ainda que, com uma rede distribuída, como uma tecnologia subjacente, os usuários podem enviar fundos armazenados em suas wallets (carteiras digitais) dentro do sistema RCS, de uma operadora para outra, de modo peer-to-peer, o que seria especialmente útil ao viajar para o exterior.

O vice-presidente da Softbank, Takeshi Fukuizumi, comentou no anúncio:

“Este RCS e pagamentos móveis baseados em blockchain PoC demonstra o valor que os serviços liderados pelo operador podem oferecer. Não apenas prevemos nosso novo serviço de pagamento móvel, capacitando os comerciantes a operar digitalmente, e em uma escala que anteriormente estava disponível apenas para grandes marcas, mas também daremos aos nossos clientes mais flexibilidade quando se trata de seus hábitos de compra e de viagem”.

A medida surge um ano depois que a Softbank, a TBCASoft e várias grandes operadoras globais formaram um Carrier Blockchain Study Group com o objetivo de desenvolver um serviço de pagamentos blockchain de transporte cruzado. Outros integrantes do consórcio na época incluíam a Sprint, operadora norte-americana, e a FarEasTone, uma das maiores operadoras de Taiwan.

Fonte: Coindesk
https://www.coindesk.com/softbank-completes-blockchain-poc-for-cross-carrier-mobile-payments/

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.