fbpx

Stablecoins: as moedas digitais que resolvem o problema da volatilidade do Bitcoin

stablecoins

Stablecoins são criptomoedas desenvolvidas para minimizar a volatilidade do preço das criptomoedas, dando maior segurança aos investidores.

As Stablecoins podem ser divididas em duas categorias, levando em conta seu mecanismo de estabilidade: algorítmico e lastreado em ativos. A grande maioria das stablecoins são pareadas no dólar, exatamente por ser a principal moeda de reserva do mundo.

O projeto de uma stablecoin pode considerar inúmeras referências de estabilidades, tal como commodities, ativos tangíveis e  relativamente estáveis, tal como ouro e imóveis e moedas fiduciárias de economias desenvolvidas e estáveis.

Overview

Os ativos digitais são voláteis. Ao mesmo tempo em que é possível quintuplicar seu patrimônio em poucos dias, é possível sofrer perdas de iguais proporções ou maiores no mesmo período. Essa característica pode acabar por afastar investidores conservadores  e dificultar o crescimento do mercado.

Entretanto, a volatilidade de um ativo pode ser considerada uma característica positiva. Milhões de pessoas investiram nas altcoins exatamente pelo seu potencial de valorização, que é mais interessante do que comprar um ativo relativamente estável, se o investidor busca grandes rentabilidades e aceita uma boa dose de risco.

Em resumo, a volatilidade do bitcoin pode ser uma característica interessante para investidores com perfil agressivo, mas também está impedindo que as altcoins alcancem todo o seu potencial como meio alternativo de pagamento e unidade de conta na economia. As Stablecoins vieram para propor uma solução para esses problemas.

É importante observar que a volatilidade do Bitcoin pode ser muito agressiva perto de ativos como ouro ou moedas fiduciárias, mas ela vem declinando, se considerarmos os primeiros anos do ativo.

stable coins

Fonte: The State of Stablecoins

Stablecoins – Market Cap

Casos de Uso das Stablecoins

As stablecoins podem e estão sendo usadas para inúmeros casos em que a estabilidade de preço é desejável. E o mercado potência dessa nova classe de ativos digitais é da casa dos trilhões.

  • Reserva de Valor: Uma reserva de valor é uma mercadoria, ativo ou dinheiro que retém seu poder de compra ou valor no tempo. Uma reserva estável de ativos líquidos é necessária para cobrir custos fixos, tal como aluguel, eletricidade, fornecedores e etc. No atual criptomercado, o bitcoin e grande parte das altcoins não conseguem garantir essa estabilidade. Com as Stablecoins, isso se torna possível.
  • Remessa: As Stablecoins eliminam o risco de volatilidade de preço ao mesmo tempo que proporcionam inúmeros benefícios para os usuários interessados em transferências internacionais. As criptomoedas proporcionam uma melhoria notável de velocidade, facilidade e preço em comparação às transferências que dependem da infraestrutura bancária atual.
  • Meio de Troca:  Atualmente, se uma empresa quiser aceitar ativos digitais como meio de pagamento, ela corre o risco de perder grande parte de sua receitas de caixa de curto prazo, devido à volatilidade desses ativos. As Stablecoins  são ótimas opções para fomentar a adoção das criptomoedas no varejo e proteger os comerciantes da volatilidade.
  • Unidade de Conta: Os Stablecoins podem ser atrelados a unidades de conta estabelecidas em seus respectivos países e podem, assim, se tornar uma representação digital da unidade de conta (desde que a indexação seja mantida)
HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
Infochain VIP | Conteúdo Exclusivo em Primeira Mão
Receba em seu e-mail notícias e artigos sobre Blockchain e Criptoeconomia e entenda como essa tecnologia está impactando o mundo.
Não gostamos de spam! E protegeremos seu email como se fossem bitcoins.