Startup de Energia Solar faz teste para comércio de eletricidade.

mm
sunset glow reflected on solar panels with bangkok skyline

A startup Power Ledger, com foco em produção de energia solar, na Austrália, desenvolvedora de um mercado peer-to-peer (P2P – negócios diretos entre pessoas, sem intermediários) em uma blockchain, iniciou um teste em Bangkok, na Tailândia, que vai permitir aos moradores comprar e vender energia elétrica gerada pela luz do sol.

A blockchain é uma tecnologia que tem o objetivo de descentralizar dados como medida de segurança. Informações são registradas em uma “cadeia de blocos” (daí o nome, em inglês) infinita, para garantir a confiabilidade e a imutabilidade dos dados.

Em uma iniciativa inédita na Ásia, moradores do distrito T77 de Bangcoc estão participando de um teste de energia que permite que os usuários troquem o excesso de eletricidade – gerado por energia solar renovável – por meio de uma blockchain comercial, segundo o site CCN.

Entre os participantes do teste estão um shopping center, uma escola internacional, apartamentos com serviços e um hospital odontológico, segundo o anúncio oficial. Até 635KW de energia gerada pelo sol serão comercializados entre os participantes do teste.

A Autoridade Metropolitana de Eletricidade (MEA) de Bangkok permitirá o acesso à rede da cidade, para permitir a transação física de energia, enquanto os participantes estiverem conectados à plataforma blockchain da Power Ledger, para obter dados de medição para o faturamento dos clientes.

David Martin, diretor da Power Ledger, disse à agência Reuters, segundo o CCN, que o lançamento comercial do projeto está programado para setembro.

E adicionou:

“Isso encorajará mais consumidores a mudarem para a energia renovável, já que o custo pode ser compensado com a venda de energia excedente para os vizinhos”.

Após a conclusão do teste, a Power Ledger pretende dimensionar o projeto para outros 31 projetos com uma capacidade planejada de geração de energia de 2 MW em um período de 3 anos.

Fonte: CCN
https://www.ccn.com/aussie-blockchain-powers-p2p-solar-power-trading-in-upscale-bangkok-community/

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.