Suécia vai lançar moeda digital apoiada pelo Estado.

À medida que o país avança rapidamente rumo a um futuro sem dinheiro, há preocupações de que os cidadãos se voltem para os meios de pagamento fornecidos por “agentes privados”, sem dinheiro digital “garantido pelo Estado”.

No ano passado, um relatório foi emitido pelo Riksbank da Suécia sobre as perspectivas do governo lançar uma alternativa digital à sua moeda nacional, a coroa sueca. O documento detalhava como a moeda eletrônica fiat ficaria e funcionaria.

Na semana passada, o governo publicou um segundo relatório pedindo que a esperada data de lançamento da e-krona (e-Coroa) seja antecipada.

O documento do Riksbank afirma:

“Se a marginalização do dinheiro continuar, uma coroa digital, uma coroa eletrônica, poderia garantir que o público em geral ainda tenha acesso a um meio de pagamento garantido pelo Estado.”

E continuou afirmando que a não criação de uma representação digital da moeda fiduciária existente arriscaria o público a procurar serviços de “meios de pagamento” fornecidos por “agentes privados”. Exatamente o que isso significa não é claro.

Por um lado, esses agentes privados podem se referir a entidades como o PayPal. Alternativamente, isso poderia significar empresas por trás das muitas criptomoedas públicas existentes hoje.

O relatório da semana passada pede o início de um projeto piloto para que a e-krona seja lançada 2019. O objetivo será, então, começar a implementar o dinheiro digital até 2021, aguardando aprovação do público.

Os números relatados pela Revista Fortune mostram que a Suécia está se mexendo rapidamente em direção a uma sociedade sem dinheiro.

Muitos varejistas agora se recusam a receber papel-moeda e, em uma pesquisa recente, apenas 13% dos suecos pagaram pela última compra usando dinheiro.

Parece provável que a aceleração do lançamento da e-krona irá exacerbar, em vez de resolver, estes problemas emergentes.

Ao criar uma representação puramente digital de uma moeda, os governos provavelmente reduziram maciçamente as barreiras potenciais à exposição ao Bitcoin. Usando os métodos bancários atuais, geralmente é preciso pelo menos uma semana para configurar uma nova conta em uma corretora ou bolsa de valores. Com uma moeda que já é puramente digital, pode ser negociada pelo dinheiro mais difícil representado pelo Bitcoin.

Fonte: NewsBTC
https://www.newsbtc.com/2018/10/26/sweden-to-bring-forward-launch-of-state-backed-digital-currency-e-krona/

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.