Tether foi usado para manipular o preço do Bitcoin durante o pico de 2017

O dólar Tether (USDT) tem sido usado para manipular o preço do bitcoin durante desacelerações do mercado, diz um novo estudo publicado pela Universidade do Texas.

O dólar Tether (USDT) tem sido usado para manipular o preço do bitcoin durante desacelerações do mercado, diz um novo estudo publicado pela Universidade do Texas.

John Griffin e Amin Shams, da Universidade do Texas, no Departamento de Finanças de Austin, publicaram um estudo na quarta-feira ligando as stablecoins ao preço do bitcoin, durante os picos em 2017. O estudo publicado afirma que os pesquisadores usaram “algoritmos para analisar os dados do blockchain, e descobriram que as compras com Tether são cronometradas após as desacelerações do mercado e resultam em aumentos consideráveis ​​nos preços do bitcoin.Isso produziu uma ligação clara entre a emissão de novos tokens de Tether e os aumentos de preço do bitcoin, afirma o estudo:

“Ao mapear as blockchains do bitcoin e tether, podemos estabelecer que as entidades associadas à Bitfinex usam Tether para comprar bitcoin quando os preços estão caindo. Tais atividades de suporte de preços são bem-sucedidas, pois os preços da Bitcoin sobem após os períodos de intervenção.” os efeitos estão presentes somente após retornos e períodos negativos seguintes a emissão do tether. “

No entanto, ambos descobriram que não é preciso uma grande quantidade de tether para sustentar o preço do bitcoin – “até menos de 1% da negociação de tether pelo bitcoin tem efeitos substanciais no preço agregado”, disse o estudo.

Os algoritmos desenvolvidos por John e Amin foram capazes de “reunir grupos de carteiras de bitcoin relacionadas”, de acordo com o estudo. Isso permitiu que os pesquisadores mapeassem como a corrente foi distribuída e como ela afetou os preço do bitcoin. O estudo explica que “o Tether é criado, transferido para o Bitfinex e depois transferido lentamente para outras corretoras, principalmente a Poloniex e Bittrex”.Continuou observando que, em geral, o token não é resgatado pelo emissor “, e a principal corretora em que o tether pode ser trocado por dólares, a Kraken, representa apenas uma pequena proporção das transações.”

O estudo concentra-se principalmente na explicação baseada na oferta,mas os pesquisadores também observam que a demanda por bitcoin pode criar uma demanda semelhante por tether, particularmente por investidores que não podem transformar dólares em criptomoedas diretamente.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.