UPS planeja usar Blockchain para agilizar logística.

mm
Hand holding tablet is pressing button on touch screen interface in front Logistics Industrial Container Cargo freight ship for Concept of fast or instant shipping, Online goods orders worldwide

A gigante do setor de entregas, United Parcel Service (UPS) acredita que a tecnologia blockchain pode ajudar a agilizar a logística de remessas de encomendas em toda a cadeia de fornecimento global, segundo o site CCN.

De acordo com documentos publicados pelo Escritório de Patentes e Marcas dos EUA (USPTO), a UPS, com sede no estado da Geórgia, nos EUA, solicitou uma patente que utiliza blockchain e tecnologia de contabilidade distribuída (DLT), durante todo o caminho percorrido pelos pacotes, em uma cadeia de fornecimento internacional, que pode incluir várias transportadoras.

O pedido de patente, que a UPS protocolou em 16 de fevereiro, explica que, embora os provedores de logística tenham se tornado especialistas em otimizar o envio de encomendas (para aumentar a eficiência e minimizar custos), ainda é difícil coordenar a logística de remessas que envolvam mais de um serviço, como uma rede de transporte de fornecedores.

A UPS pretende resolver este problema com um sistema autônomo que, em algumas modalidades, usa uma Blockchain para rastrear pacotes automaticamente, através de múltiplas redes de logística.

Depois que um pacote for registrado e suas informações digitalizadas, o sistema selecionará, automaticamente, uma rota com base nas ofertas de serviços de provedores conectados à rede. À medida que o pacote for para o seu destino, as informações sobre o trajeto serão registradas na blockchain, permitindo que o sistema avalie se os serviços de logística estão cumprindo as obrigações.

Ainda segundo o CCN, os autores da patente observam que o sistema poderia ser construído para acomodar redes distribuídas, interligadas, que usam contratos inteligentes, cumprindo suas obrigações dentro de uma etapa específica da remessa. Se fosse construído sobre uma rede blockchain pública, esse sistema poderia até usar criptomoedas descentralizadas, como bitcoin ou ether, para lidar com essas transferências de valores.

Fonte: CCN
https://www.ccn.com/110-year-old-ups-eyes-blockchain-to-streamline-delivery-logistics/

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.