fbpx

Wall Street: Como o fechamento parcial do governo dos EUA está parando setor cripto.

mm
wall street regulamentação

O Governo norte-americano está paralisado há 4 semanas (um recorde), desde que parte do congresso se recusou a votar a liberação de recursos para construir um muro na divisa entre EUA e México, como deseja o Presidente Donald Trump.

Esta já é a maior paralisação do governo na história dos EUA, que está prejudicando vários setores, inclusive a indústria de criptomoedas. O fechamento, por exemplo, da SEC (Comissão de vaores Mobiliários – Securities and Exchange Commission) e da Commodity Futures Trading Commission (CFTC – Comissão de negócios e Commódities) colocaram importantes desenvolvimentos em espera, como a possível aprovação e lançamento de produtos e serviços envolvendo criptomoedas.

Um exemplo é o lançamento do mercado de futuros de bitcoin da Bakkt, que foi novamente adiado, em parte, pela incapacidade da empresa de obter aprovações antes de 22 de dezembro de 2018, quando a paralisação começou. A plataforma, criada pela Intercontinental Exchange (matriz da Bolsa de Valores de Nova York), está em um padrão de holdings até que os reguladores possam abrir um período de 30 dias para análises públicas.

Uma nova data de lançamento da plataforma chegou a ser cogitada para 24 de janeiro, mas com o “fechamento” do governo norte-americano, o dia exato ainda não foi anunciado. Essa falta de aprovação não impediu a Bakkt de construir sua plataforma: a empresa anunciou na segunda-feira a aquisição de partes da Rosenthal Collins Group (RCG), uma empresa independente de futuros, para reforçar seus contratos de regulamentação.

“Fizemos grandes progressos em dezembro”, escreveu o CEO da Bakkt, Kelly Loeffler, em post publicado no Medium on New Year’s Eve, “e continuaremos enquanto aguardamos a ‘luz verde’ “.

A ErisX, uma plataforma de negociação que recentemente levantou US$ 27,5 milhões de investidores, também espera que os funcionários federais retornem ao trabalho. A plataforma pretende ser um mercado regulamentado de contratos futuros e uma câmara de compensação, que requer aprovação da CFTC.

“A interação da ErisX com a CFTC tem sido positiva e produtiva”, disse o CEO Thomas Chippas à agência CoinDesk,. Ele acrescentou que “durante esta paralisação do governo, continuamos nossos esforços de desenvolvimento de plataforma. Estamos ansiosos para que este atual impasse seja resolvido e voltemos a nos envolver com a equipe da [CFTC] em nosso aplicativo de DCO [compensação de derivativos]. ”

ETF Quando?

Talvez um dos mais esperados produtos relacionados à bitcoin seja um fundo negociado em bolsa, ou ETF. A SEC atualmente tem uma proposta de mudança de regras apresentada pelas empresas VanEck, SolidX e pela Bolsa de Valores de Chicago (Cboe). A proposta já foi adiada várias vezes e o prazo final é dia 27 de fevereiro.

Se a SEC não se manifestar e não tomar nenhuma decisão, de acordo com a lei existente, a proposta será aprovada. Para entende melhor: O Título 15 do Código dos EUA declara que qualquer alteração de regra proposta “será considerada aprovada pela [SEC] se… a [SEC] não emitir um pedido aprovando ou desaprovando a alteração de regra proposta”.

No entanto, alguns especialistas jurídicos dizem que é improvável que uma aprovação padrão aconteça, mesmo se a paralisação se arrastar. E que , caso o “fechamento” do governo continue, qualquer funcionário que permaneça de plantão nos órgãos reguladores rejeitará o pedido.

A comissão ainda não aprovou nenhum ETF específico de criptomoedas, como Bitcoin, rejeitando diversas tentativas em 2018. Porém, as recusas ainda não impediram as empresas de tentarem ser as primeiras a trazer esse fundo para o mercado. Na semana passada, a Bitwise Asset Management anunciou sua intenção de lançar um ETF de bitcoin em parceria com a NYSE Arca.

Embora a empresa tenha apresentado um formulário de registro inicial, a NYSE Arca ainda não enviou a proposta de mudança de regra e, portanto, a SEC ainda não pode considerar o ETF.

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com
Infochain VIP | Conteúdo Exclusivo em Primeira Mão
Receba em seu e-mail notícias e artigos sobre Blockchain e Criptoeconomia e entenda como essa tecnologia está impactando o mundo.
Não gostamos de spam! E protegeremos seu email como se fossem bitcoins.