“XRP com certeza não é um título de investimento,” diz Ripple

A startup Ripple anda tentando reverter opinião publica à respeito de alegações de que sua criptomoeda, XRP, seria um título de investimento, o que a faria ser regulada por leis americanas.

O XRP, que funciona como moeda nativa da Ripple Consensus Ledger (RCL) é a base de várias das blockchains da empresa de São Francisco, é atualmente a terceira maior criptomoeda em uso, possuindo um valor de mercado de mais de 22 bilhões de dólares.

Alegações de que a moeda seria uma espécie de título de investimento surgiu pois muitos dos investidores a compraram como um investimento, e por isso estaria sujeita às regulamentações de títulos de investimentos que controlam ações, títulos e até alguns ICOs.

Caso este fato seja verdade, isto poderia se transformar numa bola de neve judicial, tanto para a Ripple quanto para exchanges que listam a XRP em seu portfolio.

Cory Johnson, chefe de estratégias de marketing da Ripple, no entanto, contra-argumenta dizendo que as alegações são infundadas:

“Nós absolutamente não somos um título de investimentos. Nós não alcançamos os critérios e normas que regem os títulos de investimentos na justiça americana.”

A discussão em torno do XRP ser ou não um título de investimento, vem à tona em intervalos semi-regulares, porém o debate atual surgiu por conta de comentários feitos pelo presidente da Coinbase Asiff Hirji em aparição recente em um canal de notícias envolvendo criptomoedas.

Ao fim da entrevista, Hirji disse que a exchange lista apenas criptomoedas em que acredita que há uma regulamentação eficiente. Até o momento, a Coinbase lista apenas 4 criptomoedas, e o XRP não é nenhuma delas.

Houveram também,  alegações de que a Ripple teria tentado subornar a Coinbase em listar o XRP com incentivos como empréstimos de XRP sem qualquer juros. Johnson, respondendo à entrevista e as alegações,  disse que a exchange sequer citou quais as dúvidas quanto à regulamentação levaram a Coinbase a não aceitar a oferta feita.

“A Coinbase nunca mencionou o fato do XRP ser ou não um título de investimento durante as nossas tratativas”, “Estamos convictos que não somos um título de investimentos. Nós não alcançamos os requisitos necessários.”

Siga nossas páginas nas redes sociais!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.